Publicidade

Destaque da NASA: grande vulcão de Marte na foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
ESA, DLR, FU Berlin, Mars Express/Andrea Luck
ESA, DLR, FU Berlin, Mars Express/Andrea Luck

Olympus Mons (ou Monte Olimpo) é o maior vulcão do Sistema Solar e está na foto em destaque nesta terça-feira (4) no site Astronomy Picture of the Day. Este grande vulcão com mais de 20 km de altitude foi esculpido pela ação de fluxos de lava no passado, e sua última erupção parece ter ocorrido há 25 milhões de anos.

Este vulcão marciano é cerca de três vezes mais alto que o Monte Everest — cujo pico fica a 8,8 km acima do nível do mar — e tem mais de 600 km de diâmetro. Se você decidisse se aventurar em uma escalada pelas encostas do Olympus Mons, descobriria que a tarefa seria bem fácil. É que, além de ter encostas pouco inclinadas, a baixa gravidade de Marte tornaria a escalada mais "leve".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já a caldeira, localizada no topo do vulcão, se estende por cerca de 80 km. Para entender melhor o que estas dimensões significam, vamos compará-las às de Mauna Loa, o maior vulcão da Terra: ele chega a 10 km de altitude e tem 120 km de extensão. Mesmo assim, Olympus Mons tem volume quase 100 vezes maior que o de Mauna Loa.

O grande vulcão maciano fica na região de Tharsis Montes, próxima do equador do planeta, e é tão alto que se estende consideravelmente em relação às planícies existentes por lá. Ele tem estrutura relativamente regular e sem muitas crateras de impacto, o que sugere que a camada superior de lava de sua estrutura é relativamente jovem.

O vulcão Olympus Mons, de Marte

Olympus Mons é um vulcão do tipo “escudo”. Isso significa que ele não foi formado por erupções violentas de lava, e sim por fluxos lentos, que desceram por suas laterais e, assim, formaram uma montanha pouco íngreme, com encostas de inclinação média de apenas 5%.

Para cientistas, a gravidade menor de Marte — em comparação com a da Terra —, somada a altas taxas de erupção, podem ter sido alguns dos fatores que ajudam a explicar o porquê de o Planeta Vermelho ter um vulcão tão grande.

Apesar de ter levado milhões de anos para se formar, Olympus Mons é considerado um vulcão relativamente jovem. Por isso, ele pode ter algumas de suas partes com apenas alguns milhões de anos — ou seja, são jovens quando comparadas à idade do Sistema Solar. E, como é jovem, este vulcão ainda pode ser capaz de se "agitar" e entrar em erupção.

Fonte: APOD, Flickr/Andrea Luk