Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: conjunção de Júpiter e Vênus é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Março de 2023 às 19h10

Link copiado!

Marek Nikodem (PPSAE)
Marek Nikodem (PPSAE)

A foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nesta segunda-feira (6) traz o brilho de Júpiter e Vênus durante uma conjunção ocorrida em 2012. Naquele ano, os astros puderam ser observados juntos no céu de praticamente qualquer lugar do planeta.

A dupla de planetas se destaca na imagem, separados por apenas três graus de distância aparente. Além de Júpiter e Vênus, a foto traz ainda faixa avermelhada no fundo, deixada pelo pôr do Sol.

Continua após a publicidade

Quem quisesse observar a conjunção precisaria apenas procurar os planetas na direção oeste pouco após o pôr do Sol. Para diferenciá-los na foto, tenha em mente que Vênus é o planeta mais brilhante da imagem, enquanto Júpiter é um pouco menos brilhante.

As conjunções planetárias vêm dos padrões orbitais da Terra e dos demais planetas que, de tempos em tempos, aparentam estar juntos no céu. Assim, durante o fenômeno, Júpiter e Vênus estavam separados por milhões de quilômetros.

O que são conjunções astronômicas?

As conjunções acontecem quando dois objetos (como luas, planetas e estrelas) parecem estar juntos no céu, em nossa perspectiva de observação da Terra. No caso do Sistema Solar, as conjunções planetárias ocorrem com frequência porque os planetas orbitam o Sol no plano da eclíptica, de modo que seguem trajetórias parecidas no céu.

Continua após a publicidade

Foi assim que Vênus e Júpiter se uniram em uma conjunção no início de março deste ano, que foi visível a olho nu. Eles vêm se aproximando desde o fim de fevereiro, mas no dia 1º de março, ficaram separados a apenas meio grau de distância aparente.

A partir do dia 4, eles seguem visíveis, mas a distância aparente entre Júpiter e Vênus ficará cada vez maior. jJá a partir do dia 10, o gigante gasoso desaparecerá sob o horizonte.

Fonte: APOD