Publicidade

Vídeo mostra como o Sistema Solar não orbita exatamente o centro do Sol

Por| 29 de Julho de 2020 às 13h30

Link copiado!

Vídeo mostra como o Sistema Solar não orbita exatamente o centro do Sol
Vídeo mostra como o Sistema Solar não orbita exatamente o centro do Sol

É comum pensarmos que os planetas do Sistema Solar orbitam o centro do Sol, mas esse não é um pensamento exatamente correto. Sim, tudo gira ao redor do Sol, mas não exatamente de seu centro, e sim de seu baricentro. Para explicar melhor essa questão, James O'Donoghue, cientista planetário da agência espacial japonesa JAXA, produziu diversas animações que mostram como são as órbitas dos planetas de acordo com o baricentro de suas estrelas-mãe.

O'Donoghue explica que, na verdade, todos os planetas orbitam o baricentro do Sistema Solar, ou seja, o centro onde a massa é igualmente distribuída - e, no nosso caso, esse ponto não fica no centro do Sol. O conhecimento do baricentro é importante para os astrônomos, que o utilizam para encontrar exoplanetas escondidos pelo brilho da estrela que orbitam. Assim, é possível calcular que o sistema abrigue novos planetas.

No vídeo de O'Donoghue abaixo, você vê o Sol, Saturno e Júpiter orbitando o baricentro:

Continua após a publicidade

Ainda, ele explica que, como Sol tem 99,8% da massa do Sistema Solar, Júpiter fica com quase toda a massa restante (0,2%), que exercem uma leve atração em nossa estrela, além de tudo. "Então, o Sol na verdade orbita Júpiter ligeiramente", diz.

E isso não acontece apenas com o Sol e o gigante gasoso: no Sistema Solar, os planetas e suas luas têm seus próprios baricentros. E como será que isso fica no caso da Terra e da Lua? O baricentro da Terra fica no próprio planeta, o que faz com que a Lua e a Terra tenham um movimento mais simples. O'Donoghue ilustrou este movimento em outro vídeo, que mostra também como será o movimento do nosso planeta e seu satélite natural nos próximos 3 anos:

Continua após a publicidade

No fim, é claro que os planetas do Sistema Solar estão, de fato, orbitando o Sol; entretanto, eles não orbitam o centro da estrela, já que o centro de massa do Sistema Solar raramente se alinha com o centro do Sol, e sim com seu baricentro. Curioso, não?

Fonte: Business Insider, Space Place