Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Céu de março | Vênus e Júpiter em conjunção brilham muito neste mês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2023 às 19h54

Link copiado!

Lucas Pezeta/Pexels
Lucas Pezeta/Pexels

Durante o mês de março, teremos a oportunidade de observar uma bela conjunção entre planetas e passar pelo Equinócio de outono. Outros eventos astronômicos legais acontecem nos próximos trinta dias, mas a maioria deles (como uma aproximação de Mercúrio com a Lua e uma ocultação de Júpiter) não serão visíveis no hemisfério Sul da Terra.

Veja abaixo os eventos celestes que poderemos observar por aqui!

Eventos astronômicos em março de 2023

Continua após a publicidade

Conjunção de Júpiter e Vênus (01 a 03/03)

Dois dos objetos mais brilhantes do céu, Júpiter e Vênus estarão bem mais próximos um do outro no início da noite em 1, 2 e 3 de março. A melhor oportunidade de conferir o evento é no primeiro dia do mês, já na nesta quarta-feira. Eles estarão na direção oeste e apenas a meio grau de distância aparente um do outro.

Nos dias seguintes, a dupla já começa a se afastar, mas os planetas ainda estarão relativamente próximos um do outro no dia 4. Noite após noite essa distância aparente vai ficando mais longa, até que Júpiter começa a desaparecer abaixo do horizonte depois do dia 10.

Continua após a publicidade

Para observar, procure um horizonte livre de obstáculos, como os prédios das grandes cidades, já que os planetas estarão poucos graus acima dele. E, claro, o céu deve estar livre de nuvens!

Equinócio de outono (20/03)

O equinócio de outono de 2023 ocorre no dia 20 de março às 18h25 (horário de Brasília), anunciando o fim do verão e início do outono no hemisfério Sul. No hemisfério Norte, será o começo da primavera e, neste dia, ambos os hemisférios receberão aproximadamente a mesma quantidade de luz do Sol.

Continua após a publicidade

Fases da Lua em março de 2023

Confira o calendário lunar de março e saiba quando começa cada fase da Lua neste mês:

  • 07 de março às 09h40: Lua cheia
  • 14 de março às 23h08: quarto minguante
  • 21 de março às 14h23: Lua nova
  • 28 de março às 23h32: quarto crescente