Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto espetacular traz show de Vênus e Júpiter durante conjunção

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2023 às 11h14

Link copiado!

Stellarium
Stellarium

O astrofotógrafo Soumyadeep Mukherjee, da Índia, tirou fotos espetaculares de Vênus e Júpiter brilhando juntos no céu no início das últimas noites. Os planetas vêm ficando cada vez mais próximos um do outro em nossa perspectiva de observação, e chegaram à aproximação máxima na quarta-feira (1º).

Vênus e Júpiter têm se aproximado desde o fim de fevereiro, mas a conjunção entre os planetas ocorreu somente no dia 1º de março. Naquele dia, quem olhasse na direção oeste iria ver os planetas brilhantes e próximos, separados por apenas meio grau de distância aparente.

Astrofotógrafos em todo o mundo aproveitaram a oportunidade para registrar a conjunção dos planetas — incluindo Mukherjee, que capturou uma sequência de fotos entre os dias 21 de fevereiro e 3 de março, e chamou esta série de "10 Days of Nearness" (ou “10 Dias de Proximidade”, em tradução livre).

Continua após a publicidade

Veja abaixo:

Mukherjee é astrofotógrafo amador desde 2020 e faz parte do grupo Astronomads Bangla, criado para popularizar a astrofotografia na Índia. “Nas últimas semanas, Vênus e Júpiter roubaram a atenção dos astrofotógrafos!”, destacou, em referência ao evento.

Ele observou que conseguiu capturar o movimento relativo entre os planetas durante os 10 dias de intervalo usado para as fotos. “Outra descoberta interessante para mim foram os tons sempre em mudança no céu após o pôr do Sol! Eles realmente acrescentam muito à imagem final”, finalizou.

Continua após a publicidade

Os planetas ainda estarão relativamente próximos entre si até sábado (4). Nas noites seguintes, a distância aparente entre eles começará a aumentar. Já no dia 10, Júpiter começará a desaparecer sob o horizonte.

Fonte: Space.com