Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: beleza de aglomerado estelar é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Janeiro de 2023 às 18h58

Link copiado!

ESA/Hubble & NASA, E. Noyola, R. Cohen
ESA/Hubble & NASA, E. Noyola, R. Cohen

Nesta segunda-feira (30), a foto destacada no site Astronomy Picture of the Day traz o brilho de NGC 6355, um aglomerado estelar brilhante, observado pelo telescópio Hubble. Ele tem cerca de 13 bilhões de anos e fica nas regiões mais internas da Via Láctea.

Localizado a cerca de 50 mil anos-luz da Terra na constelação Ophiuchus, o Serpentário, o NGC 6355 é um aglomerado globular galáctico que impressiona por sua beleza. Na imagem, é possível observar seu núcleo com uma incrível riqueza de detalhes.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

As estrelas do aglomerado estão mais concentradas na região central da imagem, junto de estrelas azuis bastante brilhantes. Já as estrelas com tons avermelhados são mais antigas e escuras que suas vizinhas.

Devido à sua visão no espaço livre das distorções da atmosfera, o telescópio Hubble revolucionou o estudo dos aglomerados globulares. Seria quase impossível diferenciar as estrelas individuais do aglomerado, mas o telescópio Hubble vem ajudando astrônomos a estudar detalhadamente estes objetos.

O que são aglomerados estelares globulares?

Continua após a publicidade

Os aglomerados estelares são grupos de estrelas que, além de terem origem comum, são mantidas juntas por algum tempo pela ação da gravidade. Eles podem ter desde centenas até milhões delas, e podem ajudar os astrônomos a entender melhor como acontece a evolução estelar.

Há diferentes tipos de aglomerados estelares e, entre eles, estão os globulares — como é o caso do NGC 6355. Estes aglomerados podem ter até um milhão de estrelas em um sistema esférico, e são formados pelas estrelas mais antigas da galáxia que os abriga.

Quando nossa galáxia se formou, poderia muito bem haver milhares deles, mas hoje há menos de 200 do tipo na Via Láctea. Ao longo do tempo, muitos dos aglomerados globulares acabaram destruídos pelas interações gravitacionais vindas dos vários encontros que aconteceram entre eles, ou até pelas interações com o centro galáctico.

Fonte: APOD