Destaque da NASA: asteroides e suas órbitas estão na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A foto destacada pela NASA nesta sexta (30) mostra as órbitas dos mais de mil asteroides potencialmente perigosos (PHAs) conhecidos. Eles receberam esta classificação porque medem pelo menos 140 m de diâmetro, e têm órbitas que os trazem à distância mínima de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.
- O que acontece se um asteroide cair na Terra?
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
Os PHAs são asteroides que fazem parte de um grupo maior, formado pelos chamados objetos próximos da Terra. Estes objetos são cometas e asteroides que, ao longo de suas órbitas, ficam a até 50 milhões de quilômetros do nosso planeta. Já os PHAs são NEOs que, se atingissem a Terra, causariam problemas significativos por aqui.
Através de observações destes objetos, os cientistas conseguem prever as mudanças orbitais dos asteroides com maior precisão. É assim que eles preveem onde o objeto vai estar no futuro, seja daqui a alguns anos ou décadas — e, claro, se ele vai colocar nosso planeta em risco em algum momento.
Apesar de estes asteorides serem considerados potencialmente perigosos, o título não significa que vão necessariamente se chocar com a Terra, mas sim que têm potencial para isso. As órbitas dos PHAs já foram calculadas, e mostram que nenhum deles vai nos atingir nos próximos 100 anos.
Asteroides podem atingir a Terra?
Os maiores asteroides (como aqueles com mais de 1 km de diâmetro) são capazes de causar eventos de extinção na Terra, caso atinjam nosso planeta. A boa notícia é que eles são relativamente raros, causando impactos a cada 500 mil anos ou mais.
Já os asteroides menores, com até 1 km de diâmetro, também podem causar problemas. Eles são numerosos e, embora não sejam capazes de causar a extinção de uma civilização inteira, poderiam devastar cidades ou até causar fenômenos com alto poder de destruição, como fortes tsunamis.
Enquanto investiga estratégias de defesa planetária, a NASA lançou a missão Double Asteroid Redirection Test (DART), enviando uma sonda para colidir com o asteroide Dimorphos. Os dados obtidos mostraram que ela alterou com sucesso a órbita dele.
Fonte: APOD