Publicidade

Crew-4 bate recorde de viagem mais rápida da SpaceX à ISS

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX bateu um recorde com a missão Crew-4, lançada na quarta-feira (27) passada: ela foi a viagem mais rápida de uma Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS), chegando ao seu destino menos de 16 horas após decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

No total, o voo da Crew-4 durou 15 horas e 45 minutos. "É quase o mesmo tempo que leva para ir de Nova York a Cingapura, então é interessante", disse Steve Stitch, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA. A Crew-4 levou três astronautas da NASA e um da Agência Espacial Europeia (ESA) para uma estadia de seis meses na ISS.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em sua primeira missão tripulada, a Demo-2, a SpaceX levou mais de 19 horas para alcançar a ISS. Já a missão Crew-3, de novembro passado, precisou de quase um dia inteiro para chegar à estação. Jessica Jensen, vice-presidente de operações e integração de clientes da SpaceX, disse que foi “um pouco de sorte”.

Segundo Jensen, foi apenas a mecânica orbital da ISS e da Crew Dragon que permitiram uma chegada em menor tempo. A rapidez do recente voo também possibilitou que uma caminhada espacial (ou “atividade extraveicular”, EVA) fosse realizada na quinta-feira (28) por dois cosmonautas russos. "Este encontro curto foi bastante favorável para nós", acrescentou Stitch.

Este não é o menor tempo de um voo tripulado para ISS em toda a história, apenas o menor da SpaceX. O recorde de viagem mais curta para a estação espacial continua pertencendo aos russos: em outubro de 2020 uma cápsula Soyuz alcançou a estação em apenas 3 horas e 3 minutos — marca registrada no livro dos recordes, o Guiness Book.

Fonte: Via Space.com