Publicidade

Cratera da Lua tem seus detalhes revelados em foto feita por duas sondas

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/KARI/ASU
NASA/KARI/ASU

A NASA publicou uma nova foto da cratera Shackleton, localizada no polo sul da Lua. A imagem mostra a formação com grande riqueza de detalhes graças ao trabalho das câmeras LROC e ShadowCam, instaladas nas sondas Lunar Reconnaissance Orbiter e Danuri, respectivamente.

O novo mosaico mostra o interior e as paredes da cratera Shackleton detalhadamente nas imagens capturadas pela ShadowCam. Enquanto isso, as áreas iluminadas da cratera, como sua borda e flancos, foram observados pela LROC.

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A LROC registra imagens detalhadas da superfície lunar, e até já conseguiu encontrar a possível cratera deixada pela queda da sonda Luna 25, da Rússia. Entretanto, os recursos dela são bastante limitados para registrar as regiões da Lua que nunca recebem luz solar direta.

Já a ShadowCam é 200 vezes mais sensível à luz do que a LROC, e opera com a luz do Sol refletida pelas formações em solo lunar. Desta forma, ela detecta formações e detalhes que seriam invisíveis à LRO, mas sua sensibilidade é tamanha que, ao observar áreas na Lua diretamente iluminadas, o instrumento produz imagens saturadas.

Ao otimizar cada câmera para as condições de iluminação encontradas perto dos polos da Lua, os analistas podem combinar as imagens dos dois instrumentos para criar um mapa visual da região e suas estruturas.

Esta não é a primeira vez que a ShadowCam observa a cratera Shackleton. No início do ano, a NASA e a agência espacial sul-coreana KARI divulgaram outra imagem desta formação, capturada pela câmera. “Como é onde o Sol não bate? Agora, nós sabemos — pelo menos em um lugar”, escreveram na publicação da foto.

Fonte: NASA