Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Danuri envia fotos de crateras e formações na Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Agosto de 2023 às 10h43

Link copiado!

KARI
KARI

A sonda sul-coreana Danuri tirou novas fotos da Lua. As imagens foram divulgadas pela KARI, a agência espacial do país, em comemoração ao aniversário de um ano do lançamento da espaçonave, que segue orbitando nosso satélite natural.

Reiner Gamma, uma formação conhecida como redemoinho lunar, é uma das estruturas registradas nas fotos. Ela tem campo magnético localizado e representa um ponto brilhante na região de Oceanus Procellarum, na face da Lua voltada para nós.

O interior da cratera Amundsen, formação considerada um possível local de pouso para os astronautas da missão Artemis III, também aparece nas novas imagens.

Continua após a publicidade

Por fim, outra estrutura registrada nas fotos é a cratera Drygalski, junto do pico em seu centro. A cratera mede quase 150 km de diâmetro e sua borda externa sofreu outros impactos, que formaram um anel repleto de pequenas crateras.

A Danuri conta com a ShadowCam, um instrumento de captura de imagens ópticas com alta sensibilidade à luz. O dispositivo foi construído com base nos recursos da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, e coleta luz suficiente para proporcionar uma visão sem precedentes das crateras lunares nas sombras.

As novas fotos se juntam a várias outras tiradas pela Danuri após entrar na órbita da Lua e, desde então, ela já enviou imagens da superfície lunar, da Terra vista de longe e mais. Os dados obtidos pela espaçonave vão ajudar a NASA no planejamento do programa Artemis.

Lançada em 2022, a sonda Danuri (também chamada de Korean Pathfinder Lunar Orbiter) é a primeira missão lunar da Coreia do Sul. Ela foi enviada ao nosso satélite natural para garantir e verificar a capacidade de exploração espacial do país, e deve orbitar a Lua durante um ano.

Fonte: Via: Space.com