Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cosmonauta mostra como é a vista no novo módulo russo Nauka da ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Agosto de 2021 às 16h50

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

O novo módulo Nauka, da Rússia, foi acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS) no fim de julho, na porta que era usada pelo módulo Pirs. Já no início de agosto, os cosmonautas a bordo da estação foram autorizados a abrir a escotilha do módulo e explorar as novas instalações — e, agora, o cosmonauta Oleg Novitskiy publicou um vídeo em que mostra o interior do módulo, além de, claro, um pouco da vista lá do alto.

Além de ser uma oportunidade rara de observar o interior do módulo, o vídeo nos proporciona uma bela visão da Terra através das janelas do componente, que conta também com algumas camadas de proteção para a segurança da tripulação. 

Confira o vídeo: 

Continua após a publicidade

No vídeo, Novitskiy aparece removendo uma proteção que cobria o vidro, nos permitindo observar nosso planeta por alguns instantes. Depois, uma veneziana fecha a janela, provavelmente servindo como uma proteção contra danos de micrometeoroides e detritos espaciais. Além disso, essa camada protetora contribui também para manter o calor na área interna do módulo.

A chegada do Nauka à estação não foi nada fácil. É que houve uma série de problemas técnicos que resultaram em anos de atrasos para o lançamento, que aconteceu somente em julho deste ano. Depois de alguns dias de viagem, o módulo foi acoplado à ISS, mas seus propulsores foram acionados inesperadamente devido a um erro de software e acabaram alterando a orientação do laboratório orbital. 

Felizmente, o incidente não causou riscos à tripulação e o módulo segue acoplado em segurança ao restante do segmento russo da estação. Além de oferecer visões impressionantes da Terra aos cosmonautas a bordo, o componente conta também novas instalações de pesquisa, um novo dormitório, banheiro e um sistema de regeneração de oxigênio e água.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism