Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Módulo russo Pirs deixa a Estação Espacial Internacional após 20 anos de uso

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Julho de 2021 às 10h10

Link copiado!

Space_Station/Twitter
Space_Station/Twitter

Após quase 20 anos de funcionamento como porta de acoplagem e trava de ar, o módulo russo Pirs finalmente deixou a Estação Espacial Internacional (ISS). Nesta segunda-feira (26), a nave cargueira Progress MS-16 o desacoplou da estação, levando-o para a reentrada na atmosfera terrestre para queimar em segurança. Agora, ele abre caminho para o novo módulo russo Nauka, lançado na semana passada. 

A nave Progress MS-16 se acoplou ao Pirs em fevereiro e, em junho, os cosmonautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov realizaram uma caminhada espacial para prepará-lo para o descarte. Após realizar esses procedimentos, os oficiais russos precisaram esperar somente o lançamento do módulo Nauka, que foi lançado recentemente e deverá alcançar a estação na próxima quinta-feira (26). Depois, o Nauka irá ocupar a porta liberada pelo Pirs. 

Continua após a publicidade

Agora que o novo módulo está a caminho, o centro de controle da missão na Rússia autorizou a despressurização do sistema de acoplagem, o qual conecta o Pirs ao módulo Zvezda, para prepará-lo para retornar à Terra. Após desacoplar o Pirs, a nave Progress MS-16 ativou seus propulsores a uma distância segura da estação, para levá-lo à atmosfera terrestre. Assim, o módulo foi guiado para realizar uma reentrada destrutiva na atmosfera terrestre a cerca de uma hora após deixar o laboratório orbital.

Segundo informações da Roscosmos, a agência espacial russa, qualquer detrito que possa resistir à reentrada deverá cair em segurança em uma região remota no Oceano Pacífico, ainda nesta segunda-feira (26). Depois, para os próximos passos, a equipe em solo deverá realizar uma longa inspeção da porta de acoplagem do módulo Zvezda ainda hoje, para garantir que não há detritos ou algum tipo de obstrução no mecanismo de acoplagem dele. 

O módulo Pirs foi lançado rumo à ISS em setembro de 2001, com um foguete Soyuz. Depois, uma nave Progress modificada o levou até a estação, para acoplá-lo à porta do módulo Zvezda, que o deixou voltado para a Terra. Ao longo de seus quase 20 anos de operação, o Pirs deu suporte a mais de 50 caminhadas espaciais e serviu também como porta de acoplagem para naves Soyuz e Progress, que levaram tripulantes e cargas para o laboratório orbital.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceflightNow