Publicidade

Conheça o veículo que poderá transportar astronautas na superfície da Lua

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Northrop Grumman
Northrop Grumman
Tudo sobre NASA

A multinacional Northrop Grumman, uma das empresas líderes da indústria aeroespacial, está trabalhando com uma equipe de especialistas para desenvolver um veículo lunar que consiga transportar os astronautas da NASA nas futuras missões tripuladas do Programa Artemis. O Lunar Terrain Vehicle (LTV) será fundamental para garantir a exploração do polo sul da Lua, um local visado pela exploração espacial e jamais visitado por humanos.

A Northrop Grumman dedicará toda sua experiência para desenvolver a integração do sistema e design de espaçonaves, incluindo armazenamento de carga, gerenciamento de energia, aviônica, navegação, sensores e controles. Além disso, o planejamento da missão, operações e também os treinamentos necessários. Mas a empresa também contará com a expertise de uma equipe bem experiente que inclui engenheiros da AVL, Intuitive Machines, Lunar Outpost e Michelin.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A AVL oferecerá sua experiência no desenvolvimento de sistemas de bateria, direção autônoma e soluções de acionamento elétrico para garantir a mobilidade do LTV na superfície da Lua. Já a Intuitive Machines garantirá a funcionalidade do lançamento e pouso do veículo baseado em seu módulo de pouso Nova-D. A Lunar Outpost se concentrará na parte robótica da missão e a multinacional francesa Michelin se dedicará à criação de pneus sem ar para o veículo.

Este projeto será apresentado na próxima solicitação da NASA, parecido com o processo pelo qual a agência espacial selecionou algumas empresas para desenvolver um protótipo do módulo lunar Human Landing System (HLS). Mesmo sem a solicitação de contrato existir, a agência já solicitou algumas informações da indústria aeroespacial. O LTV deve percorrer até 20 km na superfície lunar sem precisar de energia, sobreviver às longas noites lunares e transportar, pelo menos, 800 kg de cargas.

Segundo a NASA, ele pode ser lançado em 2027, mas, bem antes disso, o Programa Artemis precisa consolidar suas primeiras missões. Vale destacar que, no último dia 9 de novembro, a agência espacial disse que o retorno da humanidade à Lua, até então prevista para 2024, foi adiado para 2025 por conta de uma série de obstáculos que atrasaram o cronograma. Para piorar, análises posteriores indicam que isso deve atrasar ainda mais.

Confira a apresentação completa do projeto do LTV:

Fonte: TechCrunch, Northrop Grumman