NASA escolhe empresas que criarão módulos lunares para levar astronautas à Lua

Por Daniele Cavalcante | 30 de Abril de 2020 às 16h51
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A NASA realizou uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (30) para anunciar as empresas que foram selecionadas para desenvolver o módulo de pouso que levará novos astronautas à superfície lunar a partir de 2024.

Em 2019, a NASA anunciou o programa NextSTEP como parte do Programa Artemis, que levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua. Foram 11 empresas selecionadas para criar um protótipo do Human Landing System (HLS), o novo módulo lunar que fará o transporte dos astronautas da nave orbital à superfície da Lua, e vice-versa.

Simulação de pouso humano na Lua através do módulo HLS (Imagem: NASA)

Muitas empresas tiveram a oportunidade de se inscrever para participar, tanto que a NASA precisou estender por alguns dias o prazo de inscrição. Agora, chegou o momento em que a agência espacial anunciou as empresas que, de fato, iniciarão a construção do HLS: SpaceX, Blue Origin e Dynetics. A Blue Origin, na verdade, é a contratada principal de uma equipe que também inclui a Lockheed Martin, Northrop Grumman e Draper.

O valor total direcionado para todas essas empresas será de US$ 967 milhões, num período de 10 meses. "Com esses contratos, a América está avançando com o passo final necessário para pousar com astronautas na Lua até 2024, incluindo o momento incrível em que veremos a primeira mulher pisar na superfície lunar", disse o administrador da NASA Jim Bridenstine.

Ele acrescentou que essa é a primeira vez, desde a era Apollo, que a NASA tem financiamento para um sistema de pouso humano em outro mundo. Essas parceiras da NASA agora deverão refinar seus conceitos de pouso até fevereiro de 2021 e, durante esse tempo, a agência avaliará quais delas realizará as primeiras missões de demonstração.

Conceito de módulo de pouso lunar da Dynetics (Imagem: Dynetics)

Durante o período inicial, equipes da NASA serão incorporadas a essas empresas para ajudar na revisão, e transmitir a elas a experiência adquirida pela agência espacial nos últimos 60 anos. Depois, a NASA selecionará empresas para o desenvolvimento e amadurecimento dos sistemas de alunissagem (nome dado a uma aterrissagem na Lua). Durante cada fase de desenvolvimento, a NASA e seus parceiros usarão o aprendizado adquirido nas fases anteriores para aprimorar ainda mais os conceitos finais.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.