Publicidade

Como os astronautas vão comemorar o Dia de Ação de Graças na ISS?

Por| 26 de Novembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quinta-feira (26), é celebrado o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais populares nos Estados Unidos. Assim, enquanto muitas famílias seguem decidindo, em função da pandemia de COVID-19, se vão se reunir para comemorar a data, os tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) estão com a comemoração garantida, saboreando juntos o jantar especial que acompanha a tradição.

Atualmente, a ISS abriga sete tripulantes (a maior superlotação em 20 anos), que são Kate Rubins, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, todos da NASA, além de Soichi Noguchi, astronauta da JAXA (a agência espacial japonesa), bem como os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergey Ryzhikov, da Roscosmos (a agência espacial russa). Eles vão dar uma pausa nos trabalhos feitos a bordo do laboratório orbital para comer broa de milho, peru defumado, arroz com curry e purê de batata, além de telefonar para familiares e amigos na Terra, matando a saudade mesmo a distância.

Então, estar a bordo da ISS não significa abrir mão do belo jantar que acompanha a tradição do Dia de Ação de Graças, só que o jantar em microgravidade é preparado de um jeito um pouco diferente daquele que ocorre na Terra — e tudo começa no Johnson Space Center. Depois de pronta, a refeição passa por estabilização térmica ou desidratação para ser enviada ao espaço.

Continua após a publicidade

Confira:

Os tripulantes também descreveram os planos para o feriado em um vídeo breve publicado no Twitter Johnson Space Center.

Continua após a publicidade

Kate Rubins, que chegou à ISS em outubro após uma jornada de apenas três horas, é a primeira a aparecer, e diz que, apesar de estarem se movendo acima do planeta à velocidade de 28 mil quilômetros por hora, eles podem mesmo assim celebrar o Dia de Ação de Graças. Depois, Victor Glover, Shannon Walker, Mike Hopkins e Soichi Noguchi fazem suas participações, e comentam que a comemoração vai ser de fora do comum — literalmente.

Eles chegaram à estação em 17 de novembro com o lançamento da missão Crew-1, realizada pela NASA e SpaceX. “Esta é a sala de festas mais alta da Terra!”, disse Soichi Noguchi enquanto segurava pacotes de arroz com curry e arroz com feijão vermelho. Junto dos pacotes, ele tinha também um contêiner com frutos do mar que foi preparado por um estudante colegial japonês e será compartilhado com os colegas.

Em sua fala, Noguchi relembrou os desafios enfrentados durante este ano. “O ano de 2020 está sendo duro. Um ano de perseverança e o ano da resiliência”, disse — e, vale lembrar, a cápsula que os levou para a ISS foi apelidada de Resilience. Shannon Walker comentou que está feliz de estar na estação para compartilhar tradições americanas com seus colegas, e eles terão uma ceia maravilhosa, podendo até seguir com mais uma tradição dos Estados Unidos: “acho bem provável termos outra tradição americana, e vamos assistir a uma transmissão de partida de futebol aqui em cima”, comentou.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, CNN