Publicidade

Como humanos vão explorar outros mundos no futuro? Este vídeo da NASA te mostra!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Novembro de 2021 às 13h40

Link copiado!

NASA’s Goddard Space Flight Center/C. Smith/NASA/JPL-Caltech
NASA’s Goddard Space Flight Center/C. Smith/NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Como será explorar o espaço no futuro? É isso o que a NASA imaginou e transformou sua visão em um vídeo sensacional, com uma animação mostrando "cenas" de humanos explorando diversas regiões do espaço que ainda são misteriosas para nós. A animação foi baseada em pôsteres artísticos que vislumbram o visual dessas futuras missões.

Na descrição do vídeo, os representantes do Goddard Space Flight Center afirmam que, embora exploradores robóticos já tenham viajado pelo Sistema Solar, o lugar mais distante que os humanos foram até o momento é a Lua — e novos astronautas devem retornar para lá em 2025. “Mas este não é o último lugar! Embora os humanos ainda não tenham visitado Marte, planejamos acrescentar pegadas às marcas de pneus dos rovers por lá”, disseram.

Confira o vídeo:

Continua após a publicidade

A animação começa com imagens de um lançamento, seguidas de uma nave fictícia se aproximando da Lua. Vemos também uma pessoa saltando para o exoplaneta HD 40307 g, considerado uma superterra e, depois, vem uma sequência de uma família observando um foguete decolando de um assentamento em Marte, além de outras representações das experiências que os humanos do futuro podem ter nos mundos próximos da Terra.

Além do vídeo, a NASA também lançou o site Exoplanet Travel Bureau, que traz representações artísticas das explorações espaciais como se fossem destinos turísticos. O site conta com pôsteres antigos e novos de diferentes objetos, e inclui também uma seção dedicada a telescópios espaciais — como o veterano Hubble e o James Webb, com lançamento programado para dezembro.

Bastidores do vídeo com as viagens espaciais do futuro

Continua após a publicidade

Se você ficou curioso para saber como esses vídeos foram produzidos, saiba que há outro vídeo com os bastidores da produção das animações, feitas com atores e a técnica do chroma-key. Com essa técnica, os atores realizam as ações com uma parede verde ao fundo, cor escolhida por ser bem diferente dos tons de pele humana. Depois, a equipe de edição de vídeo “recorta” o verde e a substitui por outras imagens — que, neste caso, foram de paisagens cósmicas.

Confira:

Uma das cenas mais interessantes criadas através deste processo mostra uma pessoa sentada em um banco que, no vídeo, se transformou em um caiaque se movendo pelos mares de Titã, uma das luas de Saturno. “Chris Smith, especialista em vídeos no Goddard, usou telas verdes e computação gráfica para dar vida a essas cenas”, disseram os membros da instituição.

Continua após a publicidade

Você ainda pode conferir também um vídeo que mostra, lado a lado, os pôsteres originais produzidos pelo JPL e as versões “live action” deles, para identificar as semelhanças e diferenças que apareceram entre ambas.

Essas animações mostram sequências incríveis de viagens espaciais que, claro, estão além do plano orçamentário da NASA — pelo menos no momento. Atualmente, a agência espacial norte-americana está focando esforços para levar novos astronautas à Lua através do programa Artemis, realizado junto de colaborações com agências espaciais de outros países. A exploração humana em Marte deve ser o próximo passo, algo que não deve acontecer antes da década de 2030.

Fonte: NASA; Via: Space.com