James Webb | Lançamento do telescópio é adiado mais uma vez; veja nova data

James Webb | Lançamento do telescópio é adiado mais uma vez; veja nova data

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 23 de Novembro de 2021 às 09h59
Northrop Grumman/NASA

[ATUALIZAÇÃO - 25/11] Na noite de ontem (24), a NASA anunciou que o ocorrido não causou danos ao telescópio espacial James Webb. Por isso, a agência manteve o dia 22 de dezembro como a data prevista para seu lançamento, que deve acontecer às 9h20 (horário de Brasília). 

Abaixo, você lê a notícia original na íntegra:

Parece que o telescópio espacial James Webb precisará esperar ainda mais para, finalmente, ser lançado e iniciar suas operações. Em um comunicado publicado na noite de segunda-feira (22), oficiais da NASA revelaram um incidente com o telescópio, o que exige análises e, então, fica inviável lançá-lo no dia 18 de dezembro, como estava previsto. Agora, o lançamento não deve acontecer antes do dia 22 de dezembro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O que aconteceu foi o seguinte: os técnicos estavam trabalhando nas instalações na Guiana Francesa, onde se preparavam para acoplar o telescópio ao adaptador do foguete Ariane V, componente que integra o observatório ao estágio superior do veículo. Contudo, uma das garras que prende o telescópio ao componente se soltou subitamente, causando uma vibração que percorreu todo o observatório espacial.

Após o incidente, um conselho de análise de anomalias, liderado pela agência espacial norte-americana, foi convocado para investigar o ocorrido, saindo dali a decisão de conduzir alguns testes adicionais para se ter certeza de que não houve danos em nenhum componente do Webb. “A NASA e seus parceiros de missão fornecerão uma atualização quando o teste for concluído no fim desta semana”, explicaram. A NASA ressaltou também que os preparativos para o lançamento vêm ocorrendo sob responsabilidade da Arianespace, a operadora do foguete.

Apesar de ter ocorrido a menos de um mês antes da data inicial para o lançamento, esta não é a primeira vez que algum imprevisto ocorre e adia o cronograma do telescópio. O James Webb é considerado a ferramenta de observação mais poderosa a ser operada no espaço, e seu desenvolvimento teve início em 1996. Ele seria lançado em 2007, mas uma série de atrasos fez com que o lançamento acabasse programado para o fim de 2021. Já em outubro deste ano, o telescópio fez uma viagem marítima com destino a Kourou, na Guiana Francesa, onde será lançado.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.