Cometa que vai se aproximar da Terra em 2024 explode
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Enquanto viaja pelo espaço, o cometa 12P/Pons-Brooks explodiu. Três dias após o ocorrido, os membros do projeto Virtual Telescope capturaram uma imagem do objeto, que passou a brilhar mais.
- Qual é a diferença entre asteroide, cometa e meteoro?
- Cometa se aproxima após 80 mil anos e pode brilhar mais que Vênus no céu
A imagem foi capturada pela unidade do telescópio robótico instalada em Manciano, na Itália, após as condições de observação melhorarem. “O cometa tem um formato interessante de ferradura”, observou Gianluca Masi, membro da equipe.
Confira:
A foto foi processada para destacar tanto as regiões centrais do cometa, que chamam a atenção por serem mais brilhantes, como seu cometa externo. O coma é um envelope gasoso formado pelos compostos no núcleo do cometa, que são sublimados conforme ele se aproxima do Sol.
É possível que a explosão seja causada por algum processo semelhante com aquele que ocorre com o cometa 29P/Schwassmann-Wachmann. Para Richard Miles, membro da Associação Astronômica Britânica, o monóxido e dióxido de carbono presentes sob a superfície do 12P/Pons-Brooks são os culpados pelas explosões.
Enquanto o cometa fica mais perto do Sol, os gases escapam para a superfície dele em uma emissão tão explosiva que pode liberar até um milhão de toneladas de poeira e detritos. Como o 12P leva cerca de 57 dias para completar uma rotação, ele passa mais tempo exposto à luz solar, o que facilita novas explosões do tipo.
Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons–Brooks é um cometa que leva mais de 70 anos para completar uma volta ao redor do Sol. No momento, ele ainda está a mais de 500 milhões de quilômetros da Terra, ou seja, está bem além da órbita de Marte. Sua próxima aproximação da Terra vai acontecer em junho de 2024.
Fonte: Sky & Telescope