SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Cometa que lembra nave Millenium Falcon volta a ter erupções

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2023 às 10h03

Link copiado!

Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend
Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend

O cometa criovulcânico 12P/Pons-Brooks, famoso pelo formato que lembra a nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars, voltou a apresentar a estrutura peculiar. A silhueta, também comparada por fãs de ficção científica com outras espaçonaves famosas, aparece quando o cometa sofre erupções de gelo e gás.

Conhecido desde 1812, o cometa começou a apresentar seu comportamento raro, porém recorrente, em julho deste ano, quando um membro do observatório Harsona, na Hungria, descobriu que ele havia explodido. Com a notícia, os membros da Comet Chasers, uma iniciativa de educação e pesquisa de universidades do Reino Unido, registraram o objeto.

A explosão foi, na verdade, uma erupção de gelo e gás nos vulcões criogênicos do 12P. Os astrônomos calcularam que, naquela ocasião, o coma (a nuvem de poeira e gás que cerca o núcleo dos cometas) se expandiu em cerca de 230.000 km, sendo 7.000 vezes mais largo que o núcleo dele.

Continua após a publicidade

Com o interesse crescente no objeto, instituições como a Associação Astronômica Britânica (BAA) também passaram a monitorar o cometa. No dia 5 de outubro, os pesquisadores detectaram outro aumento de brilho em dezenas de vezes, até que outra grande explosão ocorreu. Nos dias seguintes, o coma do 12P se expandiu ainda mais e desenvolveu partes alongadas, lembrando o formato de chifres.

Já em 8 de outubro, um novo registro do Comet Chasers mostrou que a “Millennium Falcon” estava de volta, voando em direção ao Sistema Solar interno para completar sua órbita de 71 anos ao redor do Sol.

Continua após a publicidade

Em 21 de abril de 2024, este cometa fará sua aproximação máxima da Terra e pode se tornar visível a olho nu. Os observadores terão a chance de ver e fotografar um objeto que só retornará em 2095.

O que é um criovulcão?

Os criovulcões são um tipo de vulcão frio, com núcleo sólido de gelo, poeira e gás. No caso do 12P, cujo núcleo tem diâmetro estimado em 30 quilômetros, seu criomagma é formado por gelo, poeira e gás. Quando a radiação solar aquece esse núcleo, o gelo é vaporizado e aumenta a pressão dentro do vulcão, o que causa uma explosão.

Já o formato curioso do 12P pode ser devido a alguma irregularidade do núcleo do cometa, obstruindo parcialmente a saída dos gases e poeira durante a erupção. O processo é parecido com o que acontece quando usamos o dedo para dividir em dois o jato de uma mangueira.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Spaceweather.com