Publicidade

Millenium Falcon? Veja fotos do cometa que lembra nave de Star Wars

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Julho de 2023 às 13h30

Link copiado!

 Nima Sarram/Unsplash
Nima Sarram/Unsplash

O cometa 12P/Pons-Brooks vem rendendo fotos incríveis enquanto viaja pelo espaço. Ele explodiu recentemente e, além de ter perdido fragmentos rochosos e congelados de sua estrutura, ficou com formato que, para alguns, lembra o da espaçonave Millennium Falcon, da franquia Star Wars.

Em julho, um membro do observatório Harsona, na Hungria, descobriu que o cometa havia explodido. Não demorou muito para que os membros do Comet Chasers, uma iniciativa de educação e pesquisa lidarada por universidades do Reino Unido, registrassem o objeto.

Fotos recentes capturadas pela equipe do Comet Chaser mostram que, após a perda de material, ele ficou com formato arredondado, semelhante ao de uma ferradura — ou, para os fãs de Star Wars, o objeto agora lembra a clássica espaçonave do personagem Han Solo.

Continua após a publicidade

Confira:

Para Carrie Holt, da Universidade de Maryland, o cometa parece já ter perdido 10 bilhões de quilos de poeira e gelo. O aumento de brilho talvez permita observações do cometa a olho nu, mas o ideal é procurá-lo com o auxílio de algum telescópio na direção da constelação Draco, o Dragão, visível no hemisfério norte.

Este objeto é conhecido desde 1812, mas ainda não se sabe ao certo o porquê de seu brilho ter aumentado tanto nas últimas semanas. Para Richard Miles, astrônomo da Associação Astronômica Britânica, uma possibilidade é que este cometa talvez tenha um vulcão gelado ativo em sua superfície. “É uma ideia revolucionária ter líquido dentro de um cometa, e por décadas, os cientistas nunca realmente a aceitaram”, observou.

Continua após a publicidade

O 12P/Pons-Brooks leva 71 anos para orbitar o Sol e vai se aproximar da Terra somente em junho do ano que vem, ficando a mais de 230 milhões de quilômetros do nosso planeta. A aproximação vai acontecer algumas semanas depois de um aguardado eclipse solar total, que vai ser visível no hemisfério norte e promete render vários estudos sobre o Sol.

Fonte: Business Insider