Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientista cidadão produz imagens coloridas da descida do Perseverance em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Março de 2021 às 12h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS/Kevin M. Gill
NASA/JPL-Caltech/MSSS/Kevin M. Gill

A missão Mars 2020, da NASA, responsável por levar e colocar o rover Perseverance em solo marciano, é o resultado de etapas muito complexas. Parte delas são até muito arriscadas, como é o caso do momento de pouso do rover em outro planeta — os chamados “sete minutos de terror”. Mesmo sob essas circunstâncias mais complicadas, o robô nos proporcionou um belo registro de sua descida e agora a ciência cidadã, em parceria com entusiastas da edição de imagens, nos proporcionam a visão deste evento em cores.

A ciência cidadã é uma colaboração entre a sociedade e cientistas de forma consciente e voluntária — compartilham seus conhecimentos de acordo com a análise de dados que ficam disponíveis ao público. É o mesmo caso desta nova imagem artificialmente colorida pelo engenheiro de software da NASA, Kevin Gill, que a partir da captura original do momento de pouso do rover. A imagem original foi registrada pela Lander Visions System Camera (LCAM), e é preto e branco. Em sua rede social, Gill diz que além de ter se aventurado em colorir sozinho a foto, também tentou aplicar o efeito de “olho de peixe”.

Continua após a publicidade

Na mesma imagem é possível ver o escudo térmico caindo em direção ao solo, logo após ser removido do rover — no canto inferior esquerdo da imagem —, e uma visão impressionante da cratera Jezero. O engenheiro explica que foram necessárias cerca de dez imagens registradas pela LCAM para poder recriar um campo de visão maior do que uma tentativa anterior sua.

O blogueiro Mathew Earl reproduziu o vídeo da descida do rover junto às imagens obtidas pelo Mars Express Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA). A montagem nos oferece um contexto maior quanto ao pouso e também uma noção de escala do terreno marciano conforme o Perseverance se aproxima do solo. Através de seu site, onde também explica de forma detalhada este processo, Earl diz que: “à medida que o módulo de pouso desce em direção ao solo, é difícil ter uma noção da escala, uma vez que não existe um quadro de referência familiar para nos dizer a que distância o solo está”. Confira:

Ainda em um outra releitura do pouso do robô Perseverance, o internauta Raziel Abulafia compartilhou em seu Twitter a versão colorida da descida enquanto toca uma música bem adequada para os “sete minutos de terror”. Apesar da tensão, sabemos o final deslumbrante dessa descida.

Continua após a publicidade

Embora essas sejam reproduções artificialmente coloridas por "amadores", o resultado é incrível. O rover Perseverance ainda está bem no início da sua missão e mesmo assim já nos proporcionou belos registros inéditos da atmosfera e superfície marciana. Agora seguimos na expectativa do primeiro voo de teste do helicóptero Ingenuity, que ocorrerá em breve.

Fonte: Universe Today