Publicidade

Chuva de meteoros Gemínidas tem pico na quinta-feira (14); saiba como ver

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Dezembro de 2023 às 09h35

Link copiado!

bilanol/Envato
bilanol/Envato

A chuva de meteoros Gemínidas, ou Geminídeos, vai ter pico de atividade na noite de quinta-feira (14), mas vale a pena observar durante a madrugada do mesmo dia e durante a sexta (15) para encontrar algumas “estrelas cadentes” durante o evento. Confira nesta matéria algumas dicas importantes para aproveitar ao máximo.

Os Geminídeos são conhecidos pela quantidade e diversidade de meteoros que podem ser observados. O hemisfério Norte é mais favorecido por essa chuva, mas os habitantes do hemisfério Sul também podem ter boas surpresas.

Como observar os Geminídeos

Continua após a publicidade

Segundo alguns especialistas, o momento exato do pico está previsto para às 16h27 da quinta-feira, no horário de Brasília, por isso não poderemos observar os meteoros no momento de atividade máxima. Mas isso não é motivo para nos preocuparmos, já que o evento deve durar toda a noite.

Entretanto, outras previsões apontam para um pico na noite de quarta-feira (13) e madrugada da quinta. O histórico da Gemínidas mostra que seus picos ocorrem de fato nessas datas, mas há também precedentes para o dia 15.

Assim, vale a pena separar um horário para observar na seguinte janela: noite de quarta e madrugada de quinta; noite de quinta e madrugada de sexta.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para observar os meteoros, não é necessário nenhum tipo de equipamento. Na verdade, instrumentos como binóculos e telescópios vão limitar muito o seu campo de visão, diminuindo as chances de ver qualquer “estrela cadente”.

Também é importante fugir da poluição luminosa, ou seja, procurar um local afastado da cidade — quanto menos brilho causado pela iluminação dos postes de luz, melhor. Outra dica é procurar lugares elevados para aumentar ainda mais o campo de visão.

O ponto radiante dos Geminídeos, isto é, o local de onde todos os meteoros vão parecer sair, é a estrela Castor da constelação de Gêmeos (daí o nome da chuva). Embora eles possam aparecer em qualquer parte do céu, olhar nos arredores dessa constelação aumenta as chances de vê-los.

Em 2023, a noite vai estar particularmente favorável para essa chuva. É que a Lua vai ter se posto logo após o anoitecer, deixando o céu mais escuro do que em momentos de Lua Cheia, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por fim, considerando o radiante, um dos melhores momentos para observação será às 2h da sexta-feira (15), porque é quando a estrela Castor estará no ponto mais elevado acima do horizonte, na direção Norte.

Como é a chuva de meteoros Gemínidas?

Todos os anos, quase no mesmo horário, a Terra passa pela nuvem de detritos deixada pelo asteroide 3200 Phaethon (ou Faetonte) durante sua passagem próxima do Sol. Quando isso acontece, alguns desses grãos de poeira acabam entrando em nossa atmosfera e são desintegrados antes mesmo de atingir o solo do nosso planeta.

Continua após a publicidade

A chuva Gemínidas pode trazer até 150 meteoros por hora, mas no hemisfério Sul, o número é reduzido. Brancos e brilhantes, eles queimam na atmosfera superior da Terra enquanto viajam a cerca de 35 km/s.

A Gemínidas acontece entre 19 de novembro a 24 de dezembro, período no qual apresenta meteoros com características distintas. Após o pico, a taxa de meteoros diminui drasticamente, mas tornam-se mais brilhantes.

Essa chuva também pode apresentar surpresas muito bem-vindas — é o caso dos Earthgrazer, meteoros que se movem mais lentamente, deixando suas trilhas brilhantes por muito mais tempo. Além disso, eles viajam horizontalmente no céu. O início da noite também vai ser um bom momento para tentar observar o evento, porque vai ser a melhor oportunidade para ver um meteoro Earthgrazer.

Continua após a publicidade

A estrela Castor aparecerá por volta das 21h40, e há boas chances de um meteoro percorrer o céu horizontalmente. Independente do horário escolhido, o melhor jeito de observar é deitado, com alguma coberta ou saco de dormir para forrar o chão e se proteger do frio. Lembre-se que observar chuvas de meteoros é um exercício de paciência, e pode demorar para encontrar algum.

O que é o asteroide 3200 Faetonte?

O asteroide 3200 Phaethon (ou 3200 Faetonte, como é chamado em português) é o responsável pela chuva de meteoros Gemínidas. Ele mede aproximadamente 5,8 km de largura e leva 524 dias para completar uma volta ao redor do Sol.

O mais curioso é que, apesar de ter estrutura rochosa, Faetonte imita o comportamento dos cometas. Conforme se aproxima do Sol, o asteroide fica mais brilhante — exatamente como acontece com cometas —, e um estudo publicado em 2021 sugere que tal atividade pode ser causada pelo sódio presente nele.

Continua após a publicidade

Fonte: timeanddate.com, NASA, The Conversation