Publicidade

Chineses vão cultivar arroz em sua estação espacial

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Agosto de 2022 às 11h45

Link copiado!

CAST
CAST

O novo módulo Wentian, recentemente acoplado ao módulo central da nova estação espacial chinesa, levou o arroz “Xiaowei” ao espaço, uma variedade especialmente criada em laboratório. Se o cultivo do arroz der certo, os astronautas a bordo da estação vão precisar de pausas ocasionais em meio às atividades para trabalhar em “colheitas espaciais”.

Criado pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, o arroz Xiaowei tem tamanho mais adequado para ser cultivado na estação espacial da China. “Essa espécie de arroz é curta, mede de 20 a 30 cm”, explicou um acadêmico da Academia de Ciências da China. “Foi inicialmente desenvolvida para pesquisas teóricas, para que as pessoas possam cultivá-la em qualquer lugar”, finalizou.

Continua após a publicidade

O módulo Wentian conta com quatro gabinetes de experimentos científicos, que serão dedicados principalmente a pesquisas relacionadas à ciência da vida espacial e os fatores que podem afetá-la. “No céu, há fatores como microgravidade e, provavelmente, radiação”, observou Zhang Tao, chefe da equipe de instrumentação de ciências da vida espacial do Instituto de Tecnologia de Xangai.

Ele destacou que, por isso, haverá diferenças no ciclo de crescimento, resultados e até no ciclo de floração, e a situação da semeadura será diferente. “Em termos de processo, é muito valioso para a pesquisa científica”, ressaltou. No Wentian, por exemplo, o gabinete experimental de ecologia da vida, sozinho, conta com cinco plataformas experimentais, cada uma com objetos experimentais variados.

Já Cang Huaixing, pesquisador do Centro de Engenharia e Tecnologia de Aplicação Espacial da Academia Chinesa de Ciências, considera que o experimento de cultivo do arroz representa uma iniciativa de grande importância para a produção de alimentos na Lua e em Marte, no futuro.

Vale lembrar que o cultivo de vegetais no espaço já é realidade a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A colheita mais recente, em dezembro, foi de pimentas que, após análise, foram usadas para preparar um jantar mexicano para os astronautas.

Continua após a publicidade

Fonte: PubMed; Via: Takungpao