Publicidade

China planeja um sistema para monitorar asteroides que possam ameaçar a Terra

Por| Editado por Rafael Rigues | 27 de Abril de 2022 às 10h10

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

A China pretende estabelecer um sistema dedicado a monitorar asteroides que sejam potencialmente perigosos à Terra. Esta é apenas mais uma das iniciativas do país, que tem trabalhado para ampliar seus esforços de exploração e pesquisa espacial.

A notícia foi divulgada por Wu Yanhua, vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) em entrevista ao portal Xinhua, a agência de notícias da China. Yanhua acrescentou que a CNSA explorará técnicas para eliminar asteroides que estejam em rota de colisão com a Terra.

Continua após a publicidade

Para avaliar a possibilidade de um sistema como tal, a China enviará uma sonda em direção a um asteroide entre 2025 e 2026. Uma vez lá, a espaçonave estudará o objeto e tentará mudar seu curso. O executivo não revelou como será esse equipamento e qual será o asteroide em questão.

A China tem acumulados uma série de missões espaciais bem-sucedidas, como a Chang'e 5 que, em janeiro do ano passado, trouxe 1,7 kg de amostras da Lua. Além disso, o país tem aumentado a capacidade de seus foguetes, que poderão lançar cargas mais pesadas e com maior frequência.

O sistema proposto pela CNSA soa similar a um já usado pela NASA para monitorar os asteroides próximos à Terra em busca de possíveis objetos em rota de colisão. A agência utiliza o Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) que reúne dados de diversos telescópios terrestres para atualizar as informações a cada 24 horas.

A agência espacial norte-americana também lançou em novembro passado a missão DART, que consiste em uma pequena espaçonave que irá colidir com o asteroide Dimorphos em uma tentativa de mudar seu curso. O impacto deve acontecer em setembro deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Via Phys.org