Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China conclui montagem de sua estação espacial Tiangong-3

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Novembro de 2022 às 14h33

Link copiado!

China Manned Space Engineering
China Manned Space Engineering

A China já pode celebrar a finalização da estrutura básica da Tiangong, sua nova estação espacial. O módulo Mengtian, o terceiro e último que faltava, foi lançado no fim de outubro, e o novo componente já foi movido para a porta adequada com um dispositivo mecânico. Agora, ele está na porta onde ficará acoplado permanentemente.

Os taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14 entraram no novo módulo na quinta-feira (3) um pouco após a mudança de porta, inspecionando as novas instalações. “Mengtian, Wentian e Tiangong, o sonho se tornou realidade”, disse o comandante Chen Dong, confirmando que eles estavam no novo módulo e comemorando a estrutura completa da estação.

Continua após a publicidade

Já Liu Yang celebrou a adição do novo módulo e, claro, o grande avanço da estação Tiangong. “A estação espacial da China é o lar nos céus para toda a humanidade, vamos embarcar em uma nova jornada espacial juntos”, destacou. Além do Mengtian, a estação Tiangong conta também com o módulo central Tianhe e o módulo Wentian, voltado para experimentos.

Com a finalização da estação, o novo complexo tem agora formato parecido com o da letra "T". Nos próximos passos, a estação deverá passar por alguns testes e análises, executados com funções básicas dela. Os tripulantes devem receber os membros da missão Shenzhou-15 até o fim do ano.

“Somente quando eles [os três módulos] completarem a estrutura básica da estação, o fornecimento de energia e os sistemas de informação e controle térmicos podem entregar as performances máximas”, disse Bai Linhou, designer-chefe adjunto do complexo. A China já aprovou mais de mil experimentos para execução na estação: a maioria será de pesquisadores chineses, mas o país afirmou que estará aberto para colaborações com outros países.

Fonte: Global Times