Publicidade

Chandrayaan-3 | Sonda indiana entra na órbita da Lua e já manda fotos

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
ISRO
ISRO

A sonda Chandrayaan-3, da Índia, já está na órbita da Lua. Em um comunicado publicado no sábado (5), a agência espacial indiana ISRO confirmou que a missão completou com sucesso a inserção na órbita lunar (ou LOI, na sigla em inglês), realizada mais de três semanas após seu lançamento.

Após a LOI, uma operação de redução orbital foi executada. Com o procedimento, a espaçonave ficou mais próxima da superfície lunar, e agora segue em uma órbita de 170 km x 4313 km. Outra redução deve acontecer nesta quarta-feira (9).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da atualização sobre o progresso da missão, a ISRO trouxe também um vídeo que mostra a Lua em fotos tiradas pela Chandrayan-3 durante a LOI.

Confira:

Esta sequência de manobras foi planejada para ajudar a diminuir gradualmente a órbita e posição da Chandrayaan-3 em relação aos polos lunares. Depois, o módulo de propulsão vai se separar do módulo de pouso enquanto ambos estão orbitando nosso satélite natural.

Tudo correndo bem, vai acontecer uma nova sequência de manobras, necessárias para a Chandrayaan-3 pousar no polo sul lunar. O módulo de pouso Vikram leva em seu interior o rover Pragyan, junto de cargas úteis para medir a atividade sísmica no local do pouso, coletar medidas espectrais da Terra a partir da órbita lunar e mais.

Esta não é a primeira vez que a Índia tenta pousar uma espaçonave no satélite natural da Terra. Em 2019, o país tentou levar a missão Chandrayaan-2 ao polo sul lunar, mas perdeu contato com o lander após o início da descida. Se tiver sucesso desta vez, a Índia vai se juntar à curta lista de países que conseguiram pousar espaçonaves na Lua — atualmente, o grupo é formado pela Rússia, os Estados Unidos e a China.

Fonte: ISRO