Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chandrayaan-3: Índia quer lançar missão ao polo sul da Lua em agosto deste ano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Fevereiro de 2022 às 13h10

Link copiado!

Indian Space Research Organisation
Indian Space Research Organisation

A Índia quer fazer uma nova tentativa de pousar na Lua, com a missão Chandrayaan-3, em agosto deste ano. Inicialmente, a missão poderia acontecer no fim de 2020, mas acabou atrasada em quase dois anos em função dos efeitos da pandemia de covid-19. Ela deverá ser lançada com destino ao polo sul lunar, seguindo para a mesma região em que o lander Vikram tentou pousar em 2019 com a missão Chandrayaan-2, sem sucesso.

Jitendra Singh, ministro espacial indiano, ressaltou que o país terá mais cautela na nova missão, mas que não são os primeiros a precisar de novas tentativas para conseguir pousar em nosso satélite natural. “Devo te dizer que nenhum país teve sucesso em pousar na Lua na primeira tentativa — os Estados Unidos conseguiram depois de falhar três vezes, durante a década de 1960”, disse ele, durante o anúncio da nova data da missão.

Continua após a publicidade

O cuidado pode ser entendido como um reflexo deixado pela missão Chandrayaan-2. Em 2019, o país tentou pousar o lander Vikram na Lua, mas houve uma falha nos propulsores de frenagem e, como resultado, o lander acabou se chocando contra a superfície lunar. Na ocasião, a agência espacial indiana ISRO anunciou que lançaria uma missão sucessora para uma nova tentativa de pouso. Por outro lado, o orbitador da Chandrayaan-2 continua em operação e segue estudando o nosso satélite natural.

Para a Chandrayaan-3, a ISRO adotou algumas mudanças no projeto como uma forma de aumentar as chances de sucesso, em comparação com o desfecho do lander Vikram. Segundo S. Somanath, diretor da ISRO, o orbitador da nova missão não terá instrumentos científicos, como seu antecessor. “O trabalho dele será ficar confinado para levar o lander à Lua, observar o pouso da órbita e se comunicar com o lander e a estação na Terra”, explicou.

Outras novidades incluem mudanças no novo lander, que terá apenas quatro motores. Além disso, as pernas de apoio para o pouso terão design levemente modificado, e o novo componente incluirá um instrumento que coleta medidas de velocidade enquanto se aproxima da superfície lunar. A missão deverá ser lançada com um foguete Geosynchronous Satellite Launch Vehicle Mark III, das instalações do Satish Dhawan Space Center.

Por enquanto, o país não forneceu detalhes sobre o cronograma após o lançamento da missão. No caso da Chandrayaan-2, por exemplo, a órbita lunar foi alcançada 30 dias após o lançamento, e a tentativa de pouso ocorreu depois de 48 dias. Se tudo correr bem na nova tentativa, a Índia poderá se tornar o quarto país a conseguir pousar na Lua, ficando atrás dos Estados Unidos, Rússia e China.

Continua após a publicidade

Fonte: Times of India; Via: Space.com, SpaceNews