Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing vai lançar seu 1º voo espacial tripulado; veja ao vivo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Maio de 2024 às 16h31

Link copiado!

NASA
NASA

A Boeing está pronta para levar sua cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional (ISS) — e, pela primeira vez, astronautas vão estar a bordo da espaçonave. Após uma série de adiamentos, a aguardada missão está programada para ser lançada nesta segunda (6) às 23h34 no horário de Brasília com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance. 

As condições meteorológicas parecem adequadas para o lançamento da missão Crew Flight Test (ou apenas CFT) nas instalações da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Caso ocorra algum imprevisto, a Boeing vai ter novas oportunidades nos dias 7, 10 e 11 de maio. 

Os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams são os tripulantes da Starliner na viagem à ISS. Se tudo correr bem, eles devem chegar ao laboratório orbital na quarta (8) para uma estadia de oito dias. Depois, vão retornar e pousar em um deserto na região sudoeste nos Estados Unidos. 

Continua após a publicidade

Através de um contrato fechado por meio do programa Commercial Crew, da NASA, a SpaceX leva os astronautas da agência espacial à ISS com sua cápsula Crew Dragon. A empresa de Elon Musk lançou a Demo-2, sua primeira missão tripulada, em 2020, e já completou diferentes voos tripulados à estação. 

Como os voos espaciais são complexos e têm demanda alta, é importante que a NASA tenha outras opções para levar seus astronautas à ISS — e é aqui que entra a Starliner. "Isso vai nos dar recursos adicionais porque sempre procuramos uma opção de reserva", disse Bill Nelson, administrador da NASA. 

Como ver o voo da Starliner, nave da Boeing

Como de costume, a NASA vai transmitir o lançamento. Para acompanhar os preparativos, é só acessar o canal da agência espacial no YouTube ou nas redes sociais a partir das 19h30 no horário de Brasília. 

A transmissão vai continuar após o lançamento e pouco após a Starliner entra na órbita da Terra. Na terça (7), às 1h no horário de Brasília, a NASA vai realizar uma conferência para discutir os resultados do lançamento. 

Outra opção é acompanhar as imagens no site da Starliner. Já a ULA vai ter transmissão própria disponibilizada no site da missão do foguete Atlas V.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA