Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Voo tripulado da Starliner é adiado de novo pela Boeing

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2023 às 10h34

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre Boeing

O primeiro teste de voo tripulado da nave Starliner, da Boeing, foi adiado outra vez. Em uma publicação nesta quinta-feira (12), a NASA afirma que o lançamento não vai acontecer antes de abril de 2024, sem apontar motivos para a nova data. O primeiro voo operacional da nave também foi adiado, ficando programado para o início de 2025.

A nova data para o Teste de Voo Tripulado (ou CFT, na sigla em inglês), sugere um adiamento de algumas semanas em relação à data estimada antes. Em junho, a Boeing e a NASA anuciaram que o CFT seria adiado indefinidamente em função da descoberta de novos problemas no sistema de paraquedas da Starliner.

Continua após a publicidade

“Com base nos planos atuais, estamos antecipando que estaremos com a nave pronta no início de março [de 2024]”, declarou Mark Nappi, vice-presidente do programa da Starliner na Boeing, na ocasião. Em sua fala, ele se referiu a uma estimativa da prontidão da Starliner, sem determinar a data para o lançamento acontecer.

Quando for lançado, o CFT vai levar os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma estadia de aproximadamente oito dias. O lançamento vai acontecer com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, nas instalações da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Foi em 2014 que a NASA selecionou a Boeing e a SpaceX para levar astronautas à ISS. Enquanto a SpaceX já soma sete voos operacionais lançados à estação, a Boeing realizou apenas dois, que não foram tripulados. O primeiro deles foi o OFT-1, lançado em 2019, no qual a nave não alcançou seu destino. No OFT-2, o segundo teste, a Starliner chegou à ISS e retornou à Terra.

Fonte: NASA