Boeing adia voo espacial tripulado para trocar válvula em foguete
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Vai demorar mais um pouco até o primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, acontecer. A NASA informou nesta terça (7) que o lançamento não deve acontecer antes do dia 17 de maio, e o motivo é a substituição de uma válvula defeituosa no foguete Atlas V.
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
- Vídeo mostra como é ir ao espaço a bordo da nave Starliner
No cronograma original, a missão Crew Flight Test (CFT) seria lançada na noite de segunda (6) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Quando faltavam poucas horas para o lançamento, a equipe avisou que a operação foi suspensa.
A mudança veio após perceberem que uma válvula de liberação de oxigênio no estágio superior do foguete estava abrindo e fechando rapidamente. Agora, a United Launch Alliance, que é a responsável pelo foguete, decidiu substituir o componente.
Para isso, é necessário levá-lo de volta para as instalações de montagem. Se tudo correr bem, a CFT deve ser lançada no dia 17, às 19h16 no horário de Brasília, levando Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional para passarem 8 dias a bordo.
A Starliner já completou um voo não-tripulado ao laboratório orbital. Já a CFT é uma missão necessária para mostrar que a espaçonave está pronta para levar e trazer de volta em segurança astronautas em missões tripuladas de longa duração na ISS.
Fonte: NASA