Publicidade

Boeing adia lançamento do foguete Atlas V e nave Starliner segue sem ir à ISS

Por  |  • 

Compartilhe:
NASA
NASA

Com muita expectativa após o adiamento do dia 14 de maio, a Boeing fez neste sábado (1) mais uma tentativa de lançar o foguete Atlas V com a nave Starliner, e mais uma vez o lançamento foi interrompido pouco antes de acontecer. Com apenas 3 minutos e 50 segundos restando na contagem, uma trava automática foi ativada durante a varredura dos sistemas e interrompeu o lançamento, restando aos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams saírem da nave para aguardar uma nova oportunidade.

Como o lançamento estava previsto para acontecer às 13h25 deste sábado (1) pelo horário de Brasília, ainda são escassos os detalhes sobre a falha que levou a Boeing a abortar a missão tão perto de seu início, algo que deve ser esclarecido no futuro conforme os dados forem divulgados. O que se sabe é que a nova previsão é já para este domingo, dia 2 de julho, às 13h03 pelo horário de Brasília, indicando que nada grave foi constatado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Starliner levaria astronautas à Estação Espacial Internacional

A missão deste sábado tinha como objetivo levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à bordo da nave Starliner rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) — eles retornariam ao solo em 10 de junho. Quando tudo ocorrer como planejado, a nave será certificada para levar astronautas à ISS e trazê-los de volta em segurança, buscando fazer concorrência ao Crew Dragon da SpaceX.

Seria o primeiro voo pilotado da Starliner, e a primeira missão tripulada de um foguete da família Atlas desde que o astronauta Gordon Cooper participou do final do programa Mercury, há 61 anos. 

Com o adiamento deste sábado, fica a expectativa para que tudo dê certo na nova tentativa a ser realizada neste domingo, 2 de junho, às 13h03 pelo horário de Brasília.