Blue Origin marca 1º lançamento do foguete New Glenn para 13 de outubro
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A NASA anunciou no domingo (25) que o voo inaugural do foguete New Glenn, da Blue Origin, deve acontecer em 13 de outubro. O veículo vai ser lançado do Kennedy Space Center, na Flórida, para levar ao espaço a missão ESCAPADE, da NASA.
A novidade foi anunciada em um convite da agência espacial detalhando o lançamento da ESCAPADE (sigla de “Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers”). A missão conta com duas sondas, que vão estudar as interações entre o vento solar (as partículas eletricamente carregadas lançadas pelo Sol) e a magnetosfera de Marte.
A ideia é que os orbitadores gêmeos realizem observações simultâneas de Marte em diferentes locais. Desta forma, as espaçonaves podem revelar em tempo real como o clima espacial e a magnetosfera marciana mudam com o tempo.
A dupla de naves vai ao espaço com o New Glenn-1, foguete que leva o nome do astronauta John Glenn. Ele fez história ao se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 20 de fevereiro de 1962, quando completou três órbitas ao redor do nosso planeta em 4 horas e 55 minutos.
O anúncio veio enquanto a Blue Origin se prepara para o lançamento da NS-26, sua oitava missão espacial tripulada. O voo deve acontecer na quinta (29) com o foguete New Shepard, levando seis turistas espaciais para cruzar a Linha de Kárman — a “fronteira” que marca o início do espaço a 100 km de altitude.
Foguete New Glenn
A Blue Origin, companhia aeroespacial de Jeff Bezos, vem trabalhando no New Glenn há mais de uma década. O foguete vai ser um dos mais altos e potentes do mundo: ele promete 98 m de altura, capacidade de levar até 45 toneladas métricas de cargas à órbita baixa da Terra e seu primeiro estágio vai ser parcialmente reutilizável.
Enquanto isso, a SpaceX de Elon Musk conta com o Falcon Heavy, foguete de 70 m de altura capaz de levar 64 toneladas de cargas à órbita. Já o Starship chega a 121 m de altura, e quando estiver finalizado, promete entregar até 150 toneladas métricas de cargas.
Ambos são foguetes essenciais para a NASA, que quer levar novos astronautas à Lua por meio do programa Artemis. Para isso, uma versão modificada do Starship vai levar os astronautas da Artemis 3 à superfície lunar; na Artemis 5, é a vez do lander Blue Moon, que vai ser lançado à órbita lunar por um foguete New Glenn.
Fonte: NASA