Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barbie vira astronauta de verdade e está a bordo da ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 14 de Abril de 2022 às 16h30

Link copiado!

Mattel
Mattel

Duas bonecas Barbie vestidas de astronautas estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) desde fevereiro, como parte da missão DreamStar. O projeto busca incentivar o interesse das meninas por temas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), conforme divulgado pela Mattel nesta quinta-feira (14).

As bonecas fazem parte de um colaboração entre a Mattel e o laboratório US National Laboratory da ISS. Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie, disse que a boneca tem uma longa história com a exploração espacial.

Continua após a publicidade

Em 1965, antes mesmo de a humanidade colocar seus pés na Lua, a Mattel lançou uma boneca astronauta. "Então a ideia da Barbie ir para o espaço tem sido a primeira coisa que vem à mente há algum tempo!", acrescentou McKnight.

As bonecas anunciam o lançamento da linha Space Discovery. Em um vídeo promocional, chamado “You Can Be Anything” (“você pode ser qualquer coisa”, em tradução livre), as bonecas aparecem flutuando a bordo da ISS com a Terra aparecendo ao fundo.

No mesmo vídeo, as bonecas acompanharam a astronauta da NASA Kayla Barron enquanto ela explicava alguns dos estudos realizados a bordo do laboratório orbital, como a instalação de crescimento de plantas Veggie e os robôs Astrobee.

Continua após a publicidade

Roupas de astronautas

A roupa se inspira no traje russo Sokol, usado pela tripulação que viaja de e para a ISS com a nave russa Soyuz e tem detalhes únicos em rosa. “Estamos empolgados que as crianças poderão brincar com bonecas Space Discovery como as que estão em órbita para tornar suas brincadeiras ainda mais imaginativas”, ressaltou McKnight.

Em 1965, quando a primeira Barbie com roupa de astronauta foi lançada, a “Barbie Miss Astronaut”, a roupa se inspirava no traje espacial prateado usado pelos astronautas do programa Mercury. 20 anos depois, o modelo ganhou uma versão com saia e meia-calças brilhantes.

Continua após a publicidade

Desde 2019 a Mattel promove a série Inspiring Womam (“inspirando mulheres”, em tradução livre), onde algumas bonecas foram caracterizadas de acordo com a primeira norte-americana a ir ao espaço, Sally Ride, e a cosmonauta russa Anna Kikina.

A Mattel enviará ao espaço uma Barbie parecida com a astronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA), quando a astronauta decolar na missão Crew-4, no final deste mês. A nova linha da Barbie já está à venda na rede de lojas Target nos EUA.

Quando as duas bonecas astronautas voltarem da ISS entre agosto e junho, elas serão enviadas ao Smithsonian Institution, onde ficarão expostas no Steven F. Udvar-Hazy Center do Museu Nacional do Ar e do Espaço, no norte da Virgínia.

Fonte: Collect Space, Via Space.com