Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Axiom Space preservará modelo em escala real da ISS

Por| 29 de Junho de 2022 às 12h30

Link copiado!

NASA
NASA

A empresa norte-americana de exploração espacial Axiom Space recentemente alugou um novo espaço para sua equipe de engenharia: um galpão que já foi uma loja da Fry’s Electronics, rede de lojas de eletroeletrônicos que pediu concordata nos EUA em 2021. E o lugar veio com um “extra” bem incomum: um modelo completo, e em escala real, da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Axiom Space é sediada em Houston, no Texas, mas o novo prédio fica em Webster, cidade vizinha a cerca de 40 km. O prédio já chama a atenção por seu design, que lembra os vários módulos cilíndricos e interconectados da ISS. Mas a atração principal está lá dentro, pendurada no teto.

O modelo da ISS contém a maioria dos componentes que estão em órbita, incluindo o laboratório Destiny, a escotilha Quest e a Cupola, operados pelos EUA, os módulos russos Zvezda e Zarya, o laboratório japonês Kibo e o módulo europeu Columbus.

Continua após a publicidade

Também estão inclusos uma réplica do braço robótico Canadarm 2, uma espaçonave russa Soyuz, dois mock-ups do X-38, uma espécie de “bote salva-vidas” nunca construído pela NASA e manequins de astronautas usando réplicas de trajes espaciais. Tudo isso pendurado sobre os corredores onde eram vendidos computadores, consoles de videogame, smartphones e outros eletrônicos.

O conjunto fica ainda mais impressionante se considerarmos que ele é único: nem a NASA, nem seus parceiros como a ESA e a Roscosmos, tem uma réplica completa da ISS. O Centro Espacial Johnson, em Houston, tem réplicas de cada um dos módulos em uso que são usadas para treinamento de astronautas, mas elas não incluem as treliças de suporte nem os painéis solares, que estão presentes na versão da loja.

Continua após a publicidade

A Axiom irá converter o espaço da antiga loja para atender às suas necessidades, e pretende suspender no teto modelos em tamanho real de sua própria estação espacial, ainda em desenvolvimento. A ISS, entretanto, vai continuar pendurada lá.

“Este edifício sempre representou um lugar onde makers, inventores e engenheiros poderiam ir para se inspirar em seus projetos”, disse Matt Ondler, CTO da Axiom Space. “Esperamos que uma nova geração encontre inspiração nestas paredes enquanto construímos uma nova e inovadora estação espacial. Para a Axiom, este é um lugar que representa nossa cultura de construção, prototipagem, testes e inovação”.

Fonte: Space.com