Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Horta no espaço: astronauta colhe vegetais produzidos na ISS sem solo

Por| Editado por Rafael Rigues | 29 de Junho de 2022 às 12h15

Link copiado!

 Sierra Space/Twitter
Sierra Space/Twitter
Tudo sobre NASA

Jessica Watkins, engenheira de voo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), começou a colher rabanetes e um tipo de couve produzidos no laboratório orbital. Os alimentos foram cultivados com a ajuda do sistema eXposed Root On-Orbit Test System (XROOTS), com técnicas hidropônicas e aeropônicas que permitem criar plantas sem a necessidade do solo.

Criar qualquer tipo de vegetal comestível no espaço é algo fascinante por si só; afinal, é importante lembrar que terra, adubo e outros materiais necessários para o crescimento deles não podem ser manuseados como ocorre em nosso planeta, já que podem causar problemas sanitários na estação.

Continua após a publicidade

Por isso, a colheita realizada por Watkins fica ainda mais impressionante. Segundo a NASA, o XROOTS é um sistema experimental criado pela Sierra Space, e conta com diferentes câmaras de crescimento independentes para testar misturas à base de ar e água, sem solo, para plantas variadas.

Até o momento, o sistema não pode ser usado para alimentar uma comunidade, por exemplo. Mesmo assim, ele ainda pode trazer ótimos resultados: o XROOTS foi lançado em fevereiro e, como foi projetado para durar no máximo seis meses, ainda devem haver mais colheitas por vir.

Vale lembrar que esta não é a primeira "colheita" em órbita. Em dezembro passado os tripulantes da ISS colheram a segunda safra de pimentas, cultivadas no Advanced Plant Habitat (APH). Quatro pés da variante "Hatch Green Chile" renderam 26 pimentas, que foram transformadas em deliciosos tacos para alimentar os astronautas.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA