Publicidade

Veja fotos incríveis da nave Crew Dragon reentrando na atmosfera com a Crew-2

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2021 às 11h02

Link copiado!

NASA/Aubrey Gemignani
NASA/Aubrey Gemignani
Tudo sobre SpaceX

Após passar 199 dias em órbita, na madrugada de terça-feira (9) os astronautas da missão Crew-2 retornaram para a Terra. Eles viajaram a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, que fez uma amerissagem no litoral da Flórida às 00h33 — e, enquanto a nave descia, ela produziu um rastro luminoso no céu, que foi visto (e fotografado) por muita gente em solo.

O retorno dos astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (ambos da NASA), Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Akihiko Hoshide, da agência espacial do Japão (JAXA), ofereceu belas visões no céu principalmente em Nova Orleans (EUA), já que o retorno dos astronautas aconteceu a oeste da Flórida. Os moradores puderam observar um rastro brilhante, causado pela alta velocidade de deslocamento da nave durante a reentrada na atmosfera.

Continua após a publicidade

O rastro pôde ser visto à distância principalmente onde o céu estava limpo e fascinou vários observadores, que publicaram imagens do retorno da nave nas redes sociais. A cápsula Crew Dragon oferece também uma experiência diferente durante a reentrada para os astronautas que estão a bordo: Bob Behnken, tripulante da missão Demo-2, descreveu que, durante o retorno para a Terra, a atmosfera "emitiu sons" e disse que era possível ouvi-los fora da nave.

Além dos registros feitos por quem estava na região, a NASA também registrou belas imagens do retorno dos astronautas — e você confere uma delas abaixo, que mostra a cápsula Crew Dragon (apelidada de “Endeavour” pela tripulação) brilhando no céu enquanto retornava para pousar, junto de um rastro luminoso vindo de uma embarcação na água.

Continua após a publicidade

Esta foi a segunda missão de longa duração lançada pela SpaceX, e os astronautas passaram quase 200 dias na ISS realizando atividades variadas, como caminhadas espaciais e experimentos científicos. Agora, a missão seguinte para a rotação da tripulação a bordo da estação é a Crew-3, que tem lançamento programado para acontecer nesta quarta-feira (10).

Fonte: Space.com