Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aurora boreal espetacular é fotografada por astronauta na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2023 às 13h25

Link copiado!

NASA/Josh Cassada
NASA/Josh Cassada

Josh Cassada, astronauta da NASA que está na Estação Espacial Internacional, publicou nesta terça-feira (28) uma bela foto da aurora boreal observada do espaço. O fenômeno brilhou no céu de regiões da Europa e América do Norte recentemente, maravilhando observadores em diferentes regiões do planeta.

O astronauta chegou ao laboratório orbital em outubro de 2022, acompanhado pelos outros membros da missão Crew-5. A foto foi feita enquanto a estação orbitava a Terra a cerca de 400 km de altitude e, em sua publicação, Cassada descreveu o brilho da aurora como “absolutamente irreal”.

Confira:

Continua após a publicidade

O show de luzes da aurora recente foi resultado de atividade no Sol. Uma abertura na coroa solar (nome dado à atmosfera mais externa do nosso astro) liberou parte do vento solar repleto de partículas eletricamente carregadas, que viajaram pelo espaço junto de uma ejeção de massa coronal.

As partículas destes fenômenos chegaram à Terra no início desta semana e, ao interagir com os gases da atmosfera terrestre, formaram as luzes coloridas da aurora boreal. O fenômeno costuma acontecer mais próximo dos polos do planeta, mas desta vez se espalhou para outras latitudes, rendendo luzes no Reino Unido e até na Califórnia, nos Estados Unidos.

Esta não é a primeira vez que os astronautas a bordo da ISS conseguem imagens espetaculares de uma aurora boreal. No ano passado, a NASA divulgou um vídeo gravado na estação, que mostra uma aurora ocorrida após uma tempestade geomagnética de intensidade moderada, filmada junto da Lua nascendo ao fundo.

Continua após a publicidade

Os membros da missão Crew-5 ainda têm algum tempo pela frente para acompanhar estes fenômenos em uma perspectiva única, proporcionada pelo laboratório orbital. A tripulação da Crew-5 deve retornar para a Terra cerca de cinco dias após a chegada dos membros da missão Crew-6, que tem lançamento programado para esta quinta-feira (2).