Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aurora boreal espetacular é filmada por astronautas na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Setembro de 2022 às 14h34

Link copiado!

Bob Hines
Bob Hines
Tudo sobre NASA

A NASA publicou um vídeo de timelapse de uma aurora boreal filmada da Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto orbitava nosso planeta, a cerca de 435 km de altitude. O fenômeno ocorreu no último fim de semana devido a uma tempestade geomagnética moderada (G2) que atingiu a Terra.

O vídeo foi gravado enquanto a ISS viajava acima do Oceano Índico em direção ao Mar de Coral, na costa nordeste da Austrália. Para completar o espetáculo cósmico, a filmagem ainda mostra a Lua nascendo ao fundo, por trás do braço robótico Canadarm2 da estação orbital.

Continua após a publicidade

Visões como esta são possíveis porque as auroras costumam ocorrer em altitudes próximas à da ISS. O fenômeno é o resultado da interação entre as partículas solares e a atmosfera superior da Terra. À medida que o Sol se aproxima de seu período de atividade máxima dentro do ciclo de 11 anos, veremos mais eventos como este.

De acordo com o sistema de medição para classificar tempestades geomagnéticas, criado pela Administração Oceânica Nacional (NOAA) do EUA, uma tempestade G2 é considerada de força "moderada", embora possa provocar interferências nos sistemas dos satélites. Não houve relatos de problemas graves.

O fluxo de vento solar saiu de um grande buraco na atmosfera do Sol e foi previsto com sucesso pelos meteorologistas da NOAA. Entretanto, a tempestade geomagnética durou quase 24 horas, mais do que se esperava. O vento solar viajava muito rápido, chegando a 700 km/s, enquanto uma série de "rachaduras" se abriram no campo magnético da Terra, permitindo que as partículas solares penetrasse na atmosfera.

Continua após a publicidade

Fonte: spaceweather.com