Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Auroras boreais avermelhadas raras brilham na Europa, Canadá e EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 10h50

Link copiado!

Sherwin Calaluan
Sherwin Calaluan

Auroras boreais em tons avermelhados brilharam em regiões do Canadá, Estados Unidos, Noruega e Escócia, maravilhando os moradores locais. Os fenômenos aconteceram na quinta-feira (16) após um fluxo de plasma expelido pelo Sol chegar à Terra.

As auroras são fenômenos fascinantes nascidas de um processo que tem início no Sol. Quando nosso astro libera partículas eletricamente carregadas, elas viajam pelo espaço, e podem encontrar o campo magnético da Terra; parte delas desce pelas linhas do campo magnético e segue até as regiões polares.

Continua após a publicidade

Ali, elas encontram os gases atmosféricos e colidem com eles. As cores das auroras dependem da altitude e dos gases que as partículas solares encontram — no caso das auroras avermelhadas, como estas que ocorreram recentemente, elas vêm das colisões com átomos de oxigênio a altitudes maiores. Ainda, estas autoras precisam de maiores concentrações de partículas do vento solar, que vão mais fundo na atmosfera terrestre.

É provável que as auroras continuem brilhando no céu das regiões polares do nosso planeta. Como ocorreu uma ejeção de massa coronal no dia 15, que liberou partículas eletricamente carregadas em direção à Terra, novas auroras podem ter brilhado no norte da Inglaterra e dos Estados Unidos.

As melhores fotos das auroras avermelhadas

Observadores nas regiões em que as auroras avermelhadas apareceram tiraram fotos delas e as compartilharam nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Confira:

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com