Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Auroras boreais iluminam céu na Europa após ejeção de massa coronal

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 11h31

Link copiado!

Visit Greenland/Pexels
Visit Greenland/Pexels

Auroras boreais coloridas brilharam no céu de cidades na Suécia, Inglaterra, Alemanha, entre outras regiões. O fenômeno aconteceu da noite de domingo (26) para a madrugada de segunda-feira (27) como um resultado das partículas da ejeção de massa coronal e do vento solar, que chegaram à Terra e causaram uma tempestade geomagnética de intensidade moderada.

Um vídeo capturado pelo Centro de Coordenação de Clima Espacial, da Agência Espacial Europeia, registrou o fenômeno no céu de Kiruna, na Suécia. Na animação abaixo, você verá que a aurora brilha em ondulações coloridas em tons de vermelho e verde:

Continua após a publicidade

As auroras boreais acontecem quando partículas eletricamente carregadas vindas do Sol colidem com os gases na atmosfera superior da Terra. No caso dos fenômenos recentes, as partículas da ejeção de massa coronal e do vento solar chegaram ao nosso planeta e encontraram o campo magnético terrestre, que as direcionou para os polos.

Depois, as interações entre as partículas e os gases atmosféricos produziram emissões luminosas que, conforme se moveram, formaram as “ondas” das auroras. Já as cores delas vêm dos gases envolvidos no fenômeno e na altitude: os tons de verde vêm das colisões das partículas com moléculas de oxigênio entre 100 e 300 km de altitude. As auroras avermelhadas, por outro lado, ocorrem com o oxigênio de 300 a 400 km de altitude.

Fotos da aurora boreal

Confira algumas imagens das auroras registradas em diferentes regiões:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: ESA