Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astrônomo amador flagra luz em Júpiter causada por possível asteroide

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Setembro de 2023 às 13h32

Link copiado!

Ko Arimatsu/Kyoto University
Ko Arimatsu/Kyoto University

Júpiter foi atingido por algum objeto cósmico. É o que diz um astrônomo amador da China e membros de um projeto do Japão, que publicaram vídeos no X, o antigo Twitter, mostrando o brilho causado pelo impacto. Por enquanto, não há informações sobre o objeto que causou a colisão.

O evento aconteceu na terça-feira (29), às 13h45 no horário de Brasília. Um dos vídeos do fenômeno foi publicado por uma conta afiliada ao projeto Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey (OASES), que trouxe uma imagem em alta resolução do impacto, produzida a partir de dados de astrônomos amadores.

Continua após a publicidade

Já o astrônomo amador do perfil MASA Planetary Log registrou o impacto por sorte, enquanto capturava uma sequência de fotos de Júpiter. As imagens obtidas por ele mostraram uma rápida emissão luminosa no planeta, que pareceu vir do impacto de algum asteroide ou cometa.

Esta não é a primeira vez que o planeta sofre uma colisão cósmica. Em 2021, o astrônomo amador José Luis Pereira registrou um possível impacto no gigante gasoso, um dos poucos registrados no planeta em décadas.

Eventos do tipo acontecem com frequência em nosso vizinho como resultado de sua forte gravidade. Júpiter é tão massivo que sua força gravitacional captura objetos como asteroides e cometas, absorvendo impactos e até desviando objetos perigosos dos planetas rochosos.

Segundo Ko Arimatsu, astrônomo da Universidade de Kyoto, no Japão, o impacto é um dos mais brilhantes já registrados em Júpiter — para ele, as análises iniciais sugerem que o ocorrido é comparável ao misterioso Evento de Tunguska, que parece ter sido causado pela exploisão de um asteroide em 1908.

Fonte: Via: Space.com, The New York Times