Publicidade

Astronautas finalizam a instalação de suporte dos novos painéis solares na ISS

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Março de 2021 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Nesta sexta-feira (5), Kate Rubins e Soichi Noguchi, astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) com a Expedição 64, realizaram um spacewalk que durou 6 horas e 56 minutos. Durante as tarefas de hoje, eles finalizaram com sucesso a instalação de kits de modificação com acessórios de suporte, que serão necessários para a atualização dos painéis solares da ISS.

Eles iniciaram o trabalho às 8h37, no horário de Brasília. Noguchi comentou "que vista!", assim que flutuou para fora da trava de ar, enquanto a estação passava a cerca de 400 km acima do Oceano Atlântico. A caminhada espacial de hoje foi segunda parte de uma série de spacewalks, realizados com o objetivo de atualizar os sistemas elétricos da estação. A dupla trabalhou do lado mais afastado dos painéis solares P6, instalaram um kit de modificação no painel 4B e reconfiguraram o kit do painel 2B.

Continua após a publicidade

Ali, eles encerraram as tarefas que foram iniciadas por Rubins e Victor Glover, durante um spacewalk feito no último fim de semana. Durante os procedimentos, os dois tiveram dificuldades para apertar o suficiente os parafusos que conectavam os suportes ao dispositivo necessário. Desta vez, Rubins e Noguchi terminaram primeiro a instalação do segundo suporte do painel solar, e usaram uma chave de torque para deixar os parafusos firmes logo na primeira instalação.

O parafuso foi ajustado com sucesso: “incrível, estou muito feliz em ver essa linha escura”, disse ela, em referência ao indicador que mostrava que o componente foi totalmente apertado. Kate precisou manipular vários parafusos e componentes pequenos, e reportou ao controle da missão que notou um pequeno furo em uma de suas luvas. Embora não houvesse nenhum vazamento preocupante ou uma emergência, ela ficou preocupada de se afastar demais de Noguchi para realizar outras tarefas.

Frank Rubio, um dos membros da equipe de controle, perguntou como ela se sentiria ao deixar Noguchi, voltar para a travar de ar da estação, deixar as ferramentas e seguir para o módulo Columbus, para finalizar a instalação de conexões elétricas. Mesmo assim, ela se mostrou preocupada de se afastar muito do colega. O traje de Rubins manteve a pressão apropriada, mas com o tempo gasto para a instalação dos suportes dos painéis solares, os controladores de voo preferiram não prosseguir.

Continua após a publicidade

O plano de voo indicava que ela precisava ir para a frente do laboratório Columbus, da Agência Espacial Europeia, que é onde está a plataforma Bartolomeo. Ali, ela iria finalizar conexões elétricas, e Noguchi tinha planejado instalar um transceptor de vídeo, mas essas tarefas ficaram para um próximo spacewalk. Tanto a caminhada espacial de hoje quanto a que foi feita anteriormente vêm preparando a ISS para os novos painéis solares, que serão levados durante uma missão comercial de abastecimento feita pela SpaceX. Embora aqueles que estão instalados atualmente funcionem bem, eles já apresentam sinais de desgaste — o que é esperado, uma vez que os primeiros deles foram instalados em 2000, sendo que eles são criados para 15 anos de uso.

Os novos painéis solares serão posicionados na frente dos atuais, e vão aumentar o fornecimento de energia elétrica da estação de 160 kW para 215 kW. Desta forma, será possível obter energia suficiente tanto para demonstrações de tecnologia do programa Artemis quanto para outras atividades. Hoje, Rubins fez o quinto spacewalk de sua carreira, somando 26 horas e 46 minutos de caminhadas espaciais. Já Noguchi realizou o quarto spacewalk, com um total de 27 horas e 1 minuto no espaço. A ISS soma o total de 236 caminhadas espaciais realizadas pelos tripulantes, com o objetivo de fazer manutenções e instalações de componentes do laboratório.

Fonte: NASA, Spaceflight Now