Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em novo spacewalk, astronautas da NASA preparam ISS para novos painéis solares

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2021 às 15h55

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Neste domingo (28), os astronautas Kate Rubins e Victor Glover, ambos da NASA, realizaram o primeiro de uma série de dois spacewalks com objetivo de atualizar o sistema de fornecimento de energia elétrica da Estação Espacial Internacional (ISS). O procedimento teve duração total de sete horas e quatro minutos, e eles começaram a instalar os kits de modificação necessários para a montagem de novos painéis solares.

Saindo pela trava de ar Quest, eles iniciaram a caminhada espacial às 8h12 (horário de Brasília). Os dois astronautas tinham câmeras em seus respectivos capacetes, mas foi Rubins quem utilizou a câmera de alta definição pela primeira vez, que permitiu que os controladores de voo acompanhassem o andamento dos procedimentos com imagens em melhor definição do que nunca.

Confira a comparação entre as imagens da câmera de Glover, que era da versão padrão, e da câmera de Rubins:

Continua após a publicidade

Eles levaram duas grandes bolsas com os suportes necessários para a instalação de estruturas de apoio em formato triangular, localizadas nas bases dos painéis P6. Embora a instalação do primeiro componente tenha corrido bem, eles tiveram dificuldade para apertar um parafuso que prendia o suporte à estrutura. Rubins até tentou tirar o parafuso para instalá-lo outra vez, mas ele ficou travado antes de firmar os componentes da forma correta.

Depois, eles seguiram para iniciar o mesmo trabalho no par de painéis solares P6. Eles terminaram a construção do hardware de suporte superior e o fixaram na estrutura externa da estação, para que o procedimento seja finalizado em um novo spacewalk que deverá ser feito na próxima sexta-feira (5), por Kate Rubins e Soichi Noguchi. Eles deverão finalizar a instalação do kit de modificação do painel, além de realizar algumas atividades extras, como o descarte de amônia do sistema Early Ammonia System.

Continua após a publicidade

A dupla retornou à trava de ar Quest e finalizou o spacewalk de mais de sete horas de duração, e serão feitas outras caminhadas espaciais para a instalação de acessórios de suporte para os novos painéis solares. Embora os que estão instalados atualmente funcionem bem, eles já estão apresentando sinais de desgaste — algo bastante esperado, já que são equipamentos com vida útil de 15 anos e que foram instalados em dezembro de 2000; ou seja, já passaram bastante do tempo de uso recomendado. Os demais foram entregues em 2006, 2007 e 2009.

De acordo com a NASA, seis novos painéis solares serão levados para o laboratório orbital no fim deste ano, durante uma missão de abastecimento lançada pela SpaceX, e irão produzir até 30% a mais de energia. Com este spacewalk, Rubins já soma um total de 19 horas e 50 minutos de caminhadas espaciais, enquanto Glover tem 19 horas e 20 minutos em suas três caminhadas espaciais. Até o momento, os tripulantes da ISS já realizaram 235 caminhadas espaciais para atividades relacionadas à manutenção, em um total de 61 dias, 14 horas e 11 minutos de trabalho no lado de fora da estação.

Fonte: NASA, SpaceflightNow