Astronautas chineses completam 1º spacewalk da missão Shenzhou-16
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Uma dupla de astronautas chineses da missão Shenzhou-16 acaba de completar a primeira caminhada espacial no lado externo da estação espacial chinesa Tiangong. Segundo o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada, o spacewalk aconteceu na quinta (20) e durou aproximadamente oito horas.
- Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
- Estação espacial chinesa vai estudar efeitos da radiação cósmica em seres vivos
A atividade extraveicular contou com Jing Haipeng e Zhu Yangzhu. O primeiro é um taikonauta (nome dado aos astronautas da China) veterano, que já esteve em três missões espaciais. Já Yangzhu é engenheiro de voos espaciais, e está em sua primeira missão.
Enquanto isso, Gui Haichao permaneceu no interior do complexo, usando o braço robótico da Tiangong para ajudá-los nas operações. Gui é professor da Universidade de Beihang, e é o primeiro civil chinês a ir à estação Tiangong.
Segundo informações da mídia estatal chinesa Xinhua, Jing e Zhu concluíram diferentes tarefas durante a caminhada espacial, como a instalação de uma estrutura de apoio para uma câmera panorâmica. Além disso, eles destravaram e posicionaram duas câmeras panorâmicas no lado externo do módulo Mengtian.
A missão Shenzhou 16 foi lançada à estação Tiangong no fim de maio, e a tripulação deve seguir por lá até novembro conduzindo experimentos científicos e caminhadas espaciais. O Mengtian, o último módulo que faltava para a estrutura da estação estar completa, foi lançado em outubro do ano passado.
Fonte: CGTN