Estação espacial chinesa vai estudar efeitos da radiação cósmica em seres vivos
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
A China iniciou um novo experimento na estação espacial Tiangong. Em um vídeo, os taikonautas da missão Shenzhou-16 o instalam no lado externo do laboratório, usando um adaptador de cargas úteis e o braço robótico da estação.
- Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
- China diz ter produzido células do sangue no espaço pela 1ª vez
O experimento tem o objetivo de investigar os efeitos da radiação espacial e da microgravidade em seres vivos. Para isso, ele conta com 13 caixas de amostras de materiais biológicos, sendo que a temperatura de cada uma pode ser ajustada individualmente.
A instalação aparece no vídeo abaixo:
Segundo o Centro Nacional de Ciência Espacial da China, o equipamento pode ser usado também para experimentos orbitais com amostras biológicas, como sementes e microrganismos.
O dispositivo foi instalado por Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, trio que chegou à estação espacial Tiangong no fim de maio. Gui é professor universitário, sendo também o primeiro civil da China a ir à estação.
Eles devem seguir na Tiangong até novembro, trabalhando neste e em outros experimentos científicos. A China já sinalizou que, futuramente, o complexo orbital pode receber astronautas estrangeiros, que vão trabalhar junto dos chineses.
Fonte: Via: Space.com