Publicidade

Estação espacial chinesa vai estudar efeitos da radiação cósmica em seres vivos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Junho de 2023 às 12h23

Link copiado!

CCTV
CCTV

A China iniciou um novo experimento na estação espacial Tiangong. Em um vídeo, os taikonautas da missão Shenzhou-16 o instalam no lado externo do laboratório, usando um adaptador de cargas úteis e o braço robótico da estação.

O experimento tem o objetivo de investigar os efeitos da radiação espacial e da microgravidade em seres vivos. Para isso, ele conta com 13 caixas de amostras de materiais biológicos, sendo que a temperatura de cada uma pode ser ajustada individualmente.

A instalação aparece no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Segundo o Centro Nacional de Ciência Espacial da China, o equipamento pode ser usado também para experimentos orbitais com amostras biológicas, como sementes e microrganismos.

O dispositivo foi instalado por Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, trio que chegou à estação espacial Tiangong no fim de maio. Gui é professor universitário, sendo também o primeiro civil da China a ir à estação.

Eles devem seguir na Tiangong até novembro, trabalhando neste e em outros experimentos científicos. A China já sinalizou que, futuramente, o complexo orbital pode receber astronautas estrangeiros, que vão trabalhar junto dos chineses.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com