/i529366.png)
Astronautas a bordo da ISS escaneiam veias e olhos com dispositivo de ultrassom
Uma sequência de escaneamento de olhos e veias foi conduzida a bordo da Estação Espacial Internacional, enquanto médicos em solo monitoravam o procedimento. A atividade foi realizada nesta terça-feira (16) pelos astronautas Mark Vande Hei, Thomas Marshburn e Matthias Maurer, que utilizaram um dispositivo de ultrassom para escanear as veias no pescoço, ombros e pernas deles próprios.
- Saiba tudo sobre a Estação Espacial Internacional
- Astronautas fazem experimento arqueológico na Estação Espacial Internacional
O trio de tripulantes se reuniu no módulo Columbus, e usou o dispositivo Ultrasound 2 para escanear as veias do pescoço, ombros e pernas uns dos outros. O trabalho de biomedicina começou com Vande Hei e Marshburn, astronautas da NASA. Depois, o astronauta alemão Matthias Maurer se juntou a eles após concluir os escaneamentos de suas veias e olhos.
/i562399.png)
De acordo com a NASA, a ideia do procedimento é coletar dados que podem ajudar médicos a entender como a microgravidade afeta o corpo humano. Esta não é a primeira vez que a agência espacial realiza alguma atividade de coleta de dados biométricos dos tripulantes — e, através do programa Technology Transfer, empresas interessadas podem adquirir e licenciar tecnologias do tipo, desenvolvidas pela NASA.
Embora o escaneamento dos olhos e veias a bordo da Estação Espacial Internacional possa parecer algo corriqueiro, é importante lembrar que o procedimento pode oferecer possibilidades interessantes relacionadas aos dados biométricos não somente para a NASA, mas também para empresas e até outras agências espaciais.
Escaneamentos à parte, os tripulantes da estação tiveram um dia agitado: Kayla Barron e Raja Chari, engenheiros de voo, passaram o dia trabalhando em hardware de satélites e equipamentos de suporte à vida — Barron, a especialista de missão da Crew-3, passou a manhã trabalhando no módulo laboratorial Kibo, para desinstalar um pequeno implantador orbital de satélites.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.