Dois asteroides se aproximam da Terra e um deles fica mais perto que a Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

O asteroide 2023 LZ vai se aproximar da Terra nesta quarta (14), às 15h36 no horário de Brasília. Durante a aproximação máxima, ele vai estar a cerca de 317 mil quilômetros da superfície terrestre — para comparação, a Lua fica a 384.400 mil quilômetros, em média. Apesar do tamanho e proximidade, não há riscos de o asteroide atingir a Terra.
- Qual o risco de um asteroide atingir a Terra nos próximos mil anos?
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
Descoberto no sábado (10) com o observatório Pan-STARRS 2, o asteroide mede cerca de 18 m de diâmetro. Se estivesse em rota de colisão com a Terra, parte dele acabaria queimada na atmosfera. Os fragmentos que resistissem provavelmente cairiam nos oceanos, já que a maior parte do nosso planeta é coberta por água.
Algumas horas após a passagem do 2023 LZ, vai ser a vez de o asteroide 2020 DB5 se aproximar da Terra. Ele mede cerca de 488 m de diâmetro, e vai ficar a 4,3 milhões de quilômetros do nosso planeta às 23h05, no horário de Brasília.
Apesar de o asteroide 2023 LZ não ser perigoso, uma rocha espacial de tamanho parecido atingiu a Terra em 2013. Naquele ano, um meteoro 18 m de diâmetro entrou na atmosfera terrestre e explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia. A onda de choque causada pelo rompimento da rocha quebrou janelas de vidro e partes de construções em diferentes cidades.