Publicidade

Asteroide Dinkinesh: sonda Lucy tira fotos da 1ª rocha que vai visitar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Setembro de 2023 às 11h55

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA divulgou novas fotos do asteroide (152830) Dinkinesh, capturadas recentemente pela sonda Lucy. Trata-se do primeiro objeto que ela vai visitar em meio ao total de 10 deles, que vão ser explorados durante os 12 anos da sua missão.

As imagens foram capturadas quando a Lucy estava a cerca de 23 milhões de quilômetros do asteroide. Esta distância vai diminuir bastante nos próximos meses: a nave está seguindo viagem ao objeto, e se tudo der certo, vai ficar a apenas 425 km dele em novembro.

Confira:

Continua após a publicidade

O pontinho brilhante circulado, que aparece se movendo em meio às estrelas, é o asteroide Dinkinesh. Ele mede cerca de 1 km de diâmetro, e foi registrado pelas câmaras da sonda entre os dias 2 e 5 de setembro. A rocha vai continuar com esta aparência difusa por algum tempo, já que os detalhes da sua superfície só devem ser revelados quando a nave estiver mais próxima dele.

A estrela mais brilhante nas imagens é HD 34258, que tem magnitude 7,6 e não é brilhante o suficiente para ser observada a olho nu. Já o asteroide Dinkinesh estava tão distante da sonda que foi registrado com magnitude 19, ou seja, era quase 150 mil vezes menos brilhante que a estrela.

A Lucy realizar sua aproximação máxima com Dinkinesh no dia 1º de novembro. O encontro com a rocha espacial vai representar uma oportunidade para os cientistas da missão testarem os sistemas da sonda, como recursos criados para manter o asteroide desejado dentro do campo de visão dos instrumentos dela.

Continua após a publicidade

Enquanto este momento não chega, a Lucy vai continuar capturando imagens de Dinkinesh. Estes registros fazem parte do seu programa de navegação óptica, que usa a posição aparente do asteroide para determinar sua posição e, assim, garantir que o sobrevoo aconteça com a maior precisão possível.

Fonte: NASA