Publicidade

Asteroide descoberto em 1º de janeiro de 2025 ficará mais perto da Terra que Lua

Por  | 

Compartilhe:
urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide 2025 AC vai passar pela Terra nesta quinta (2), ficando mais perto do nosso planeta que a Lua. O objeto vai ficar a cerca de 140 mil quilômetros da Terra, o equivalente a 36% da distância média entre a Terra e nosso satélite natural. 

A rocha espacial 2025 AC mede entre 4 e 9,3 m, e vai realizar sua aproximação máxima da Terra às 19h36 no horário de Brasília. Apesar de a distância ser considerada curta em termos astronômicos, a aproximação não nos oferece riscos. 

Este é o primeiro asteroide descoberto em 2025 que vai ficar mais perto da Terra que o nosso satélite natural. A equipe do projeto Virtual Telescope observou o objeto quando estava a cerca de 150 mil km da Terra. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“O telescópio registrou o movimento aparente rápido do asteroide, então o objeto se parece com um ponto de luz brilhante no centro, enquanto as estrelas mostram rastros longos e brilhantes no fundo”, escreveu Gianluca Masi, astrônomo que lidera a iniciativa. 

Este asteroide é considerado um objeto próximo da Terra (ou “NEO”, na sigla em inglês). Esta classificação inclui os asteroides ou cometas que passam perto da Terra, ficando a até 45 milhões de quilômetros da órbita do nosso planeta. 

Hoje, há mais de um milhão de asteroides já conhecidos em nosso Sistema Solar; destes, pelo menos 30 mil são NEOs. Mas fique tranquilo, pois as chances de um NEO atingir a Terra são bem baixas. Mesmo assim, os cientistas seguem monitorando estes objetos para identificar qualquer possível mudança em suas órbitas. 

Leia também:

O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra? 

Asteroide ficou mais perto da Terra que satélites nesta terça (14)

Vídeo: Como tirar foto da Lua com seu celular?

Continua após a publicidade

Fonte: ESA, Virtual Telescope