Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide binário potencialmente perigoso se aproxima no domingo (11)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Junho de 2023 às 11h18

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide (488453) 1994 XD vai se aproximar da Terra no domingo (11), ficando a 3,1 milhões de quilômetros do nosso planeta às 21h53. Embora a distância seja considerada próxima em termos astronômicos, ela é bastante segura.

Segundo informações da NASA, a rocha espacial mede cerca de 450 m de diâmetro. Ele é um asteroide binário, ou seja, é um sistema formado por dois objetos orbitando um centro de massa comum, e seu vizinho foi descoberto em 2005 com o observatório de Arecibo.

Abaixo, você confere uma imagem do asteroide feita quando ele estava a cerca de 25 milhões de quilômetros da Terra.

Continua após a publicidade

Como sua órbita o leva para menos de 0,05 unidades astronômicas da Terra e tem mais de 200 m de diâmetro, o asteroide é considerado potencialmente perigoso (PHA). A classificação é dada àqueles que têm chance, ainda que mínima, de colidir com a Terra no futuro.

Eles não são perigosos nos próximos 100 anos, mas depois de serem descobertos, os asteroides PHAs são monitorados constantemente. O acompanhamento é importante porque as interações gravitacionais com outros objetos podem alterar a órbita deles, e têm potencial para aumentar também os riscos de uma colisão acontecer.

Como ver a aproximação do asteroide

Continua após a publicidade

Você pode acompanhar a passagem do asteroide 1994 XD com os membros do projeto Virtual Telescope, que vão transmitir ao vivo imagens da rocha espacial durante a aproximação máxima.

A live começa no domingo às 19h no horário de Brasília, no site do Virtual Telescope.

Fonte: Virtual Telescope, JPL